CARLOS BEZERRA DEFENDE QUEDA MAIS RÁPIDA DAS TAXAS DE JUROS
O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) defendeu a redução acelerada das taxas de juros, sob o argumento de que financiamentos a custos mais baixos vão permitir a retomada do crescimento. Como medida imediata, sugeriu que seja reformada a legislação sobre concessão do crédito rural, que data dos anos 60, de modo a eliminar a burocracia que emperra a liberação dos recursos.
Na opinião do senador, a queda dos juros deve ser promovida porque "está respaldada por todo um cenário muito favorável, representado pela elevação de nossas reservas cambiais, melhoria da balança de pagamentos e tranqüilidade do cenário internacional".
Para Carlos Bezerra, o setor mais afetado pelas dificuldades em contrair financiamentos é o agrícola. Ele pediu que a agricultura seja colocada no centro da política econômica, como uma estratégia para o desenvolvimento nacional.
De acordo com o senador e ex-governador de Mato Grosso, permitir o crescimento do setor agrícola pode, melhorar o desempenho das exportações do país. Segundo ele, os produtos agrícolas foram responsáveis pelo crescimento de 11% das vendas ao exterior.
- Dessa forma, fecha-se um círculo que não é vicioso, mas sim virtuoso: menores juros levam a maior produção, que implica mais exportação, o que permite nova queda nos juros - deduziu.
Carlos Bezerra alertou para as graves conseqüências e os riscos à economia nacional acarretados pela política de juros altos que vem sendo aplicada pelo governo, como o desemprego, que já chega a quase 7,42% da população economicamente ativa.
Ele registrou o recente reconhecimento do presidente Fernando Henrique, manifestado em entrevistas a jornais, da necessidade de redução dos juros, "admitindo o caráter suicida da sua eventual manutenção nos patamares atuais".
- Importa, agora, que o Executivo vá além do reconhecimento da justeza dessas críticas e adote novas e vigorosas medidas no sentido de sanar de vez os problemas - concluiu.
13/04/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fernando Bezerra quer queda mais rápida nos juros
CARLOS BEZERRA ELOGIA MEDIDAS PARA CONTER TAXAS DE JUROS
Taxas médias de juros têm pequena queda este mês
Terceira queda da Selic no ano não deve alterar as taxas de juros ao consumidor
Procon-SP: Taxas médias de juros apresentam queda discreta em setembro
Mercadante comemora queda nas taxas de juros e faz balanço favorável da economia