Fernando Bezerra quer queda mais rápida nos juros
Em entrevista à Rádio Senado, o senador Fernando Bezerra (PTB-RN) disse que a única saída para o Brasil é reduzir ainda mais as taxas de juros e alongar o perfil da dívida pública, para que se garanta um crescimento econômico à altura das necessidades do país. O senador disse que o crescimento médio de 2% ao ano nos últimos dez anos tem gerado desemprego, perda de poder aquisitivo dos salários e cada vez mais dependência externa.
-Esses juros que se cobram no Brasil impedem os investimentos, e multiplicam a dívida. Nenhum país do mundo pode ter como meta exclusiva o controle da inflação, e é isso que fazemos há anos - disse Bezerra. O objetivo de uma nação deve ser crescer, gerar mais renda e qualidade de vida para seu povo, com moradia, educação, saúde, consumo. Com essa taxa de juros brasileira, isso é impossível.
O senador acredita que é possível baixar os juros de forma mais acelerada e criar as condições para que a economia retome um nível de crescimento que atenda às necessidades da população. O alongamento do perfil da dívida permitiria ao governo retomar a capacidade de investimento, que está sufocada pela sobrecarga dos juros no Orçamento Geral da União.
24/07/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS BEZERRA DEFENDE QUEDA MAIS RÁPIDA DAS TAXAS DE JUROS
FERNANDO BEZERRA CRITICA ALTA NOS JUROS DE LONGO PRAZO
FERNANDO BEZERRA: PACOTE PODE SER ANULADO PELOS ALTOS JUROS
FERNANDO BEZERRA DIZ QUE AJUSTE FISCAL SERÁ ANULADO PELOS JUROS "CATASTRÓFICOS"
Fernando Bezerra destaca situação de pequenos municípios com queda no Fundo de Participação
FERNANDO BEZERRA QUER "ATUALIZAR" SUDENE