Carlos Bezerra destaca crescimento das cooperativas



O crescimento do cooperativismo brasileiro na última década foi comentado pelo senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), que informou que, atualmente, existem mais de três mil cooperativas espalhadas por todo o país. Segundo o senador, o sucesso das cooperativas, principalmente as rurais, está ligado a vários fatores, entre os quais capacidade de competitividade, eficiência produtiva, gerência , racionalização do trabalho e da produção.

Carlos Bezerra observou que as cooperativas vêm trabalhando com níveis elevados de capacitação técnica, o que coloca o Brasil em patamares semelhantes aos registrados nos chamados países do primeiro mundo. É por isso, notou, que as cooperativas são responsáveis por 75% da produção de trigo, 40% da produção de açúcar e 41% da produção de cevada.

O cooperativismo, no entender de Carlos Bezerra, consegue proteger trabalhadores e produtores dos impactos provocados pelo aprofundamento da crise econômica, "agravada diante das distorções causadas pela globalização, que está gerando desemprego no campo e falências entre as micro, pequenas e médias empresas".

O senador elogiou o trabalho do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates) que, disse, tem contribuído de forma decisiva para o pleno funcionamento das cooperativas, por meio da realização de programas voltados para a pesquisa e o treinamento e da introdução de novas técnicas agrícolas.

17/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra pede revisão de critérios para financiamento de cooperativas

Carlos Bezerra pede mais incentivo para cooperativas educacionais

Carlos Bezerra destaca importância do trabalho do Sebrae

CARLOS BEZERRA DESTACA ANIVERSÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL

CARLOS BEZERRA DESTACA ENCONTRO DO PMDB EM CUIABÁ

CARLOS BEZERRA DESTACA OBRAS DA RODOVIA CUIABÁ-SANTARÉM