Carlos Bezerra pede mais incentivo para cooperativas educacionais



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) pediu que o poder público federal, estadual e municipal fomente a ampliação das linhas de crédito direcionadas ao financiamento das cooperativas educacionais. Além de beneficiar milhares de crianças e jovens de todo o país, que precisam receber educação, as cooperativas também oferecem condições de formar profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho, de acordo com o senador.

Segundo Carlos Bezerra, já é possível verificar o sucesso dos programas implantados nesse campo, como as cooperativas formadas pelo Banco do Brasil e pelos funcionários da empresa, que desde 1992 vêm se espalhando por todo o país, levando conhecimento e cidadania para vários grupos da sociedade.

Como exemplo, o senador citou depoimento do economista José Branisso, gerente executivo de Negócios Agroindustriais e com Cooperativas do Banco do Brasil, segundo o qual "as cooperativas educacionais tornam transparente para as comunidades os custos de se fazer educação com qualidade". Conforme o economista, para os cooperados, os custos têm sido "aproximadamente 30% menores, quando comparados com as mensalidades escolares das demais escolas privadas, apesar de se verificar uma remuneração aos professores das cooperativas educacionais de 20% a 30% superior à remuneração das demais escolas".

Outro ganho trazido pelas cooperativas educacionais, na opinião do senador, é o fortalecimento da cidadania, dado que a própria sociedade assume a responsabilidade de agir em benefício da comunidade.

- A ação cooperativa, quando muitos se unem para organizar e implementar algo que será importante para muitos, é um dos profícuos meios para a obtenção de esplêndidas conquistas sociais - disse.

Entre as cooperativas educacionais, Carlos Bezerra salientou aquelas formadas por estudantes universitários e especialmente as constituídas por associações de pais.

- Essas cooperativas conseguem unir educação e qualidade, professores mais bem preparados e remunerados e custos menores para os pais. Elas provam que uma boa educação não é incompatível com custo e preço justo - afirmou.



13/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra pede revisão de critérios para financiamento de cooperativas

CARLOS BEZERRA PROPÕE INCENTIVO PARA REFLORESTAMENTO

Carlos Bezerra destaca crescimento das cooperativas

Carlos Bezerra defende incentivo à piscicultura em Mato Grosso

CARLOS BEZERRA PROPÕE PROGRAMA DE INCENTIVO AO CONSUMO DE MILHO

Carlos Bezerra pede apoio para Estatuto do Enfermo