CARLOS BEZERRA DIZ QUE MATO GROSSO PODE PRODUZIR 80 MILHÕES DE TON. DE GRÃOS



Criado há 250 anos por João V, o Mato Grosso, que compreendia os atuais estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, saiu de seu isolamento e abandono históricos para transformar-se no primeiro estado do Centro-Oeste em exportação de grãos e décimo no país, disse hoje (dia 7) o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT). Ele acrescentou que, com atenção oficial na solução do problema dos transportes na região, o estado tem condições de produzir toda a atual safra agrícola brasileira de grãos - 80 milhões de toneladas.

De território limítrofe com a América espanhola na época das capitanias e palco, nesse século, de violentas lutas oligárquicas, o Mato Grosso, a partir dos anos 60, "conheceu um fluxo migratório de sulistas que mudou radicalmente o perfil sócio-econômico e político do estado", relatou o senador.

Em 1977, através de lei complementar, o Congresso desmembrou o estado, dando origem ao Mato Grosso do Sul, "a parte mais rica do Mato Grosso", afirmou.

Conforme Bezerra, o governo federal não cumpriu os compromissos assumidos com o Mato Grosso por ocasião do desmembramento, mas "os mato-grossenses souberam dar a volta por cima" e, "apesar do abandono e de todas as crises", transformaram o estado no celeiro de grãos que é hoje.

O senador registrou sua expectativa de que o Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste, engavetado pelo governo, seja agora implementado: "Hoje assume a frente da Secretaria de Políticas Regionais o ex-secretário de Planejamento do governo do Mato Grosso, Ovídio de Angelis", registrou.

Em aparte, o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) disse que Cuiabá é importante centro de desenvolvimento do Centro-Oeste e que o Mato Grosso, para os brasileiros oriundos de outras regiões, "representa um orgulho". Para Íris Rezende (PMDB-GO), a solução dos problemas nacionais terá que, obrigatoriamente, passar pelo Centro-Oeste e, portanto, pelo Mato Grosso. Este, por tanto tempo isolado do resto do país, já mostrou, a seu ver, "o que é, pode ser e será, desde que a atenção oficial se volte para ele".



07/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Bezerra aplaude arquitetas de Mato Grosso

CARLOS BEZERRA QUER DELEGACIA DA ANP EM MATO GROSSO

CARLOS BEZERRA DESTACA ANIVERSÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL

Carlos Bezerra anuncia feira agropecuária em Mato Grosso

CARLOS BEZERRA CONDENA FECHAMENTO DE EMPRESAS EM MATO GROSSO

Carlos Bezerra defende incentivo à piscicultura em Mato Grosso