Carlos Dunga comemora início de atuação da nova Sudene
O senador Carlos Dunga (PTB-PB) comemorou em Plenário, nesta quarta-feira (7), o início da atuação da nova Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), marcada pela instalação de seu Conselho Deliberativo, no último dia 30 de abril.
Carlos Dunga chamou a atenção para a necessidade de se dar à nova Sudene as mesmas força e estrutura da época em que foi criada, em 1959, durante o governo Juscelino Kubitschek. Segundo assinalou, nas décadas de 1960, 1970 e 1980, as taxas médias de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste foram as maiores do país - suplantando as das demais regiões em cerca de 10% -, cenário devido, sobretudo, à ação da Sudene.
- Em 1960, apenas 1,5 milhão de nordestinos tinham instalações sanitárias em sua residências; em 1980, já eram 17 milhões. Em 1960, a extensão das rodovias pavimentadas na Região Nordeste não chegava a 1,5 mil quilômetros; em 1980, já estava próxima dos 25 mil quilômetros- disse Carlos Dunga, destacando a importância da Sudene para o desenvolvimento regional a partir dos anos de 1960.
A Sudene é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar nº 125/07, com sede na cidade de Recife/PE, e vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O Conselho Deliberativo da entidade reúne nove ministros, 11 governadores - os nove do Nordeste, mais os de Minas Gerais e Espírito Santo -, o superintendente da Sudene, o presidente do Banco do Nordeste (BN), além de representantes de municípios, do setor produtivo e dos trabalhadores.
07/05/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Carlos Dunga cobra investimentos na malha ferroviária nordestina
Carlos Dunga lembra dez anos da morte de Humberto Lucena
Carlos Dunga assume vaga na licença de Cícero Lucena
Sérgio Zambiasi comemora início de estudos técnicos para a construção de nova ponte em Porto Alegre
Senadores querem discutir problemas na atuação da Sudene
JÚNIA DEFENDE SEU PROJETO QUE ESTENDE ATUAÇÃO DA SUDENE AO JEQUITINHONHA