Carlos Patrocínio cobra recursos para pesquisa científica
Patrocínio explicou que o grupo da UnB, sob o comando do professor doutor Augusto Tourinho, está trabalhando há anos no desenvolvimento de método para identificar o câncer a partir das radiações de partículas contidas em um fluido magnético, que é introduzido no organismo.
A técnica criada, denominada nanorradioterapia, disse o senador, promete ser uma arma eficiente no combate ao câncer, uma vez que possibilita o diagnóstico da doença ainda em fase inicial. Patrocínio ressaltou o avanço proporcionado pelo novo método, enfatizando que as técnicas disponíveis muitas vezes só permitem o reconhecimento do câncer em estágio avançado.
O senador afirmou que o Brasil dispõe de uma comunidade científica qualificada, salientando que os pesquisadores da UnB trabalham em conjunto com colegas da Universidade Pierre e Marie Curie, de Paris. Diante da situação precária das instituições públicas brasileiras, disse Patrocínio, somente a dedicação dos pesquisadores garante os avanços já conseguidos no campo das ciências básicas e aplicadas.
- Se educação e saúde para todos são metas básicas para construir uma sociedade mais justa no Brasil, atuação em ciência e tecnologia avançadas são premissas indeclináveis de um desenvolvimento sustentado e continuado para nosso país - disse.
11/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS PATROCÍNIO COBRA RECURSOS PARA A SAÚDE
Instituto de Estudos Avançados de São Carlos lança site de pesquisa científica
CARLOS PATROCÍNIO: CONTROLE DA FEBRE AMARELA EXIGE PESQUISA EM ANIMAIS
Pesquisa: Fapesp aumenta a verba destinada a bolsas para pesquisa científica
PATROCÍNIO ANUNCIA DESCOBERTA CIENTÍFICA DA FAPESP
CCJ EXAMINA PROPOSTA PARA FINANCIAR PESQUISA CIENTÍFICA