CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE CAMPANHA CONTRA O DESPERDÍCIO
Na opinião do senador, a utilização correta dos recursos naturais e financeiros deve ser encarada como prioridade se o Brasil quiser gerar novas fontes de riquezas e diminuir o seu déficit público. Ele acrescentou que combater o desperdício significa evitar gastos desnecessários, criar oportunidades rentáveis de investimentos e perseguir ganhos cada vez maiores de produtividade.
Citando especialistas do setor, Carlos Patrocínio afirmou que se o Brasil implantasse uma política agressiva de combate às perdas de sua produção global e de aumento de produtividade, em quatro anos os ganhos diretos e indiretos de todo o sistema econômico se situariam em torno de US$ 200 bilhões, o equivalente a quase um quarto do PIB nacional.
Quanto ao desperdício na agricultura, Carlos Patrocínio informou que as perdas no setor começam nos campos e se estendem pelos armazéns, caminhões de transporte, estradas, mercados atacadistas e de varejo, manipulação inadequada dos produtos, embalagem e especulação. Ele comentou que esses prejuízos são responsáveis pela existência de quase 40 milhões de brasileiros abaixo da linha de pobreza.
- Infelizmente, em nosso país, onde existe ironicamente uma "campanha de combate à fome", a cada ano milhões de toneladas de pimentões, abóboras, melões, pepinos, tomates, milho, arroz, feijão, mandioca, inhame, enfim, uma quantidade colossal de frutas, legumes e cerais, simplesmente apodrecem impunemente - lamentou Carlos Patrocínio.
24/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serviço: Sabesp faz campanha de conscientização contra o desperdício de água
ViaOeste apóia campanha da Polícia Ambiental contra o desperdício de água
Eduardo Siqueira Campos quer campanha contra desperdício de água
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE RECICLAGEM DE LIXO
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL
Carlos Patrocínio defende fortalecimento da construção civil