Carlos Patrocínio diz que Círio de Nazaré é realização do "sonho de integração"



Segundo orador a falar na homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré - festa religiosa anual realizada em Belém (PA) no segundo domingo de outubro -, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) disse que o sentido mais profundo da celebração é a "realização do sonho de integração, que os dias comuns nos negam e que as ações dos terroristas situam cada vez mais distante". Ele ressaltou que, para o povo brasileiro, esse sonho "parece estar sempre ali, bastando dobrar a esquina para encontrá-lo".

- O Círio é uma lição de perseverança e fé, de que o futuro será melhor, que se reveste sempre da esperança, sentimento não só da população paraense mas de todo o povo brasileiro - afirmou o parlamentar pelo Tocantins.

Para Patrocínio, o Círio - palavra que, segundo o dicionário Aurélio, significa uma vela de cera grande ou a procissão que leva essa vela a algum lugar - é a maior expressão popular de religiosidade da Amazônia e do Brasil e "um dos lugares em que podemos fundar a alma de nosso povo".

O senador lembrou que, em 2001, o Círio atinge sua 208a edição, desde que Francisco de Souza Coutinho, governador da Província do Grão-Pará, oficializou a procissão, em 1793. Ele citou o milagre, relembrado na procissão, da misteriosa volta da imagem às margens do igarapé onde foi achada, nos idos de 1700, pelo caboclo José de Souza Plácido. A Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, na área central de Belém, está hoje no local onde a imagem foi encontrada.

Patrocínio ressaltou ainda a festa que se forma no Largo de Nazaré, que é tomado por barracas, onde o visitante pode conhecer todo tipo de produto do artesanato amazônico, além de comidas típicas da região. Para o belenense, afirmou o senador, o Círio é o ponto máximo do calendário cristão, superando até mesmo a Páscoa e o Natal.

Carlos Patrocínio afirmou que aceitará mais uma vez o convite da família Coutinho Jorge para ver a tradição representada pelo carro dos milagres, o barco da marujada e as crianças vestidas de anjo, além dos devotos segurando a pesada corda que puxa a procissão.

Na presidência da sessão, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) solidarizou-se com a homenagem ao Círio que, para ele, é "com certeza a maior de todas as festas do Brasil". Somente quem vive, vê e está perto da celebração pode sentir a energia e a força que emanam quando a procissão passa, afirmou, destacando que a festa é tão bela que hoje é realizada em muitos municípios do interior do Pará.

19/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio destaca realização da 212ª edição do Círio de Nazaré

LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO

Senado homenageia Círio de Nazaré

Plenário homenageia Círio de Nazaré

Senado fará homenagem ao Círio de Nazaré

Senado homenageia celebração do Círio de Nazaré