LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO
Luiz Otávio lembrou que a devoção do povo paraense ao Círio de Nazaré teve sua origem há muitos séculos na cidade de Nazaré, na Galiléia, onde foi esculpida a imagem original da Santa, representando a Virgem Maria, tendo em seus braços o Menino Jesus. Depois de passar pela África, Espanha e Portugal, há 300 anos a imagem foi encontrada por um lenhador paraense, Plácido José de Sousa.
Em 7 de setembro de 1793, de acordo com o relato de Luiz Otávio, o governador D. Francisco Coutinho conduziu pelas ruas de Belém a imagem da Santa até a capela do Palácio do Governo e, no dia seguinte, uma grande procissão percorreu o mesmo caminho, que é o mesmo trajeto seguido até os dias de hoje.
O senador pelo Pará destacou que a festa de Nazaré incorpora aspectos religiosos e também manifestações da cultura e costumes do estado. "Domingo próximo, aquele que conseguir tocar a corda de sisal de quase 400 metros durante a procissão de mais de três quilômetros não esquecerá jamais do momento privilegiado que lhe permitiu ver todas as reações sociais em suas mais fortes expressões de fervor", afirmou Luiz Otávio.
03/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Otávio destaca realização da 212ª edição do Círio de Nazaré
Luiz Otávio registra o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio cultural
Luiz Otávio: Círio de Nazaré é expressão da cultura e da fé de um povo que valoriza a tradição
Carlos Patrocínio diz que Círio de Nazaré é realização do "sonho de integração"
Senado homenageia Círio de Nazaré
Plenário homenageia Círio de Nazaré