Luiz Otávio destaca realização da 212ª edição do Círio de Nazaré
O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) registrou nesta quinta-feira (14) a 212ª edição do Círio de Nazaré, que qualificou como "a maior manifestação mariana do Brasil". Ele também destacou a nomeação do novo arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, que deixou o comando da Diocese de São José do Rio Preto (SP) para substituir dom Vicente Joaquim Zico, agora arcebispo emérito.
O Círio de Nazaré, definiu o senador, é "uma das maiores demonstrações de fé" do Brasil e, no último dia 10, levou quase 2 milhões de pessoas às ruas de Belém, em uma procissão que durou nove horas e meia.
- É uma grande demonstração da religiosidade do povo paraense - afirmou, acrescentando que "a festa deu oportunidade para momento de paz e reflexão".
Luiz Otávio informou que a posse do novo arcebispo será em 8 de dezembro. O senador disse que dom Zico queria anunciar sua aposentadoria durante o Círio, mas decisão do Vaticano adiou o anúncio da substituição para quarta-feira (13). Luiz Otávio manifestou sua alegria em comunicar que o prelado continuará morando em Belém, dedicando-se aos doentes e à formação espiritual. A decisão de ficar no Pará, já comunicada à família, em Minas Gerais, deveu-se à acolhida do povo paraense, afirmou o parlamentar, citando como fonte o jornal O Liberal, que qualificou como "o maior da Amazônia e um dos maiores do país".
Nascido em Luz (MG), em 1927, dom Zico ordenou-se sacerdote em 1950, em Petrópolis (RJ), e foi consagrado bispo em 1981, em Roma (Itália). Era arcebispo de Belém desde 1990. Para Luiz Otávio, um de seus maiores trabalhos foi a conclusão e inauguração da TV e da Rádio Nazaré.
- Ele é um ícone para o Pará, com relevantes serviços prestados em benefício do povo - afirmou o senador.
Já dom Orani nasceu em 1950, em São José do Rio Pardo (SP), mesma cidade onde se tornou padre (em 1974) e bispo (em 1997). Com a ordenação episcopal, assumiu a Diocese de São José do Rio Preto (SP). Pertence à Ordem Cistercense, que tem diversas abadias em todo o mundo.
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que, se Luiz Otávio tivesse cometido algum pecado ao longo de sua vida, seu pronunciamento o absolvia, tal a dedicação e qualidade nele manifestadas. Na presidência da sessão, Heráclito afirmou que a Mesa se associava à manifestação do senador e que comunicaria a homenagem aos dois prelados.
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ OTÁVIO REGISTRA REALIZAÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ NO PRÓXIMO DOMINGO
Luiz Otávio registra o tombamento do Círio de Nazaré como patrimônio cultural
Luiz Otávio: Círio de Nazaré é expressão da cultura e da fé de um povo que valoriza a tradição
Carlos Patrocínio diz que Círio de Nazaré é realização do "sonho de integração"
Flexa Ribeiro destaca festa do Círio de Nazaré no Pará
Senado homenageia Círio de Nazaré