Carlos Wilson acusa governo de descaso com NE
Os números divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram citados nesta sexta-feira (10), em Plenário, pelo senador Carlos Wilson (PTB-PE) como prova de descaso do governo federal em relação ao Nordeste. Segundo pesquisa do instituto, 73% dos trabalhadores da região sobrevivem com até dois salários mínimos - o equivalente a R$ 400 mensais.
O senador lamentou ter acreditado em promessas feitas há oito anos pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em relação ao desenvolvimento da região. E classificou como "golpe mortal" a extinção, pelo governo, da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após a divulgação de denúncias de corrupção na concessão de incentivos fiscais.
- Fernando Henrique voltou suas costas para a região e vai ficar conhecido como o coveiro da Sudene e do Nordeste - afirmou Carlos Wilson.
De acordo com o senador, não há por que acreditar em eventuais promessas do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, de recriar a Sudene. Para ele, Serra é o mais legítimo representante do "continuísmo do preconceito e da discriminação com o Nordeste". Mesmo que o pré-candidato consiga encontrar na região um candidato a vice-presidente, observou, dificilmente conseguirá convencer os eleitores nordestinos de que a situação da região vai melhorar.
- Gostaria de fazer um apelo ao meu amigo e colega José Serra. Cuidado! Não minta. Esta Casa já mostrou que não suporta mentiras. Não prometa o que não poderá cumprir. Você tem uma história a zelar. Não troque a sua integridade por promessas eleitorais - afirmou.
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que não poderia deixar de compartilhar da indignação de Carlos Wilson com a destruição de entidades de desenvolvimento regional. Também em aparte, o senador Francisco Escórcio (PMDB-MA) afirmou que os nordestinos precisam ser olhados "com mais carinho e amor" pelo Brasil.
10/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa acusa governo federal de descaso com municípios
Mão Santa acusa governo federal de descaso com prefeitos
Heloísa acusa o governo de descaso com crianças pobres
Paulo Bauer acusa governo federal de descaso com Santa Catarina
Ruben Figueiró acusa governo de descaso com Polícia Rodoviária Federal
Fernando Collor acusa governo de Alagoas de tratar com descaso a saúde pública