CARLOS WILSON HOMENAGEIA BARRETO GUIMARÃES



O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) prestou homenagem ao professor e político José Antônio Barreto Guimarães, "um dos filhos mais ilustres" de Pernambuco, morto no último dia 26 de dezembro. Conforme Wilson, o homenageado, autor de vários livros, atuou com destaque na área da educação e cultura e, "atento aos problemas do sertão nordestino", defendeu a tese de que a miséria do Nordeste é um problema nacional.

A trajetória política de Barreto Guimarães registra que ele ocupou a cadeira de prefeito de Olinda no período 1959-1962, foi vice-governador do estado entre 1971 e 1975, deputado estadual em 1955-1958 e 1979-1982, secretário de governo de Pernambuco, na gestão Paulo Guerra e secretário de Educação no governo Nilo Coelho. Ao morrer, ocupava o cargo de ministro do Tribunal de Contas do estado.

Citandoa prefeita de Olinda, Jacilda Urquisa, definiu Barreto Guimarãescomo "homem acima dos partidos políticos, um servidor da causa pública," que chegou a provocar a tentativa de veto a seu nome por parte do então presidente Médici, quando o governador nomeado Eraldo Gueiros o convidou para vice, segundo relatou.

- A cidade de Olinda, pela qual se apaixonou ainda muito jovem e à qual dedicou grande parte de sua vida pública, sabe bem do valor de seu legado - disse, citando a construção dos diques que protegem a cidade contra o avanço do mar, entre outras obras.

15/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA PESAR PELA MORTE DE BARRETO GUIMARÃES

CARLOS WILSON HOMENAGEIA CAPIBA

Carlos Wilson homenageia Alberto Pasqualini

CARLOS WILSON HOMENAGEIA ADVOGADO PERNAMBUCANO

CARLOS WILSON HOMENAGEIA 0S 90 ANOS DE DOM HELDER

CARLOS WILSON HOMENAGEIA MEMÓRIA DE LUÍS EDUARDO