Carlos Wilson: Interlegis revoluciona a representação política



O 1º secretário do Senado Federal, senador Carlos Wilson (PTB-PE), disse nesta segunda-feira (3), na abertura do Seminário Regional Interlegis Nordeste, que, com o Programa Interlegis, o Senado está "liderando, pelo menos em termos tecnológicos, uma revolução na representação popular e democrática".

Carlos Wilson, diretor nacional do programa, enumerou os resultados do Interlegis até o momento: 612 câmaras municipais dotadas de computadores e impressoras; todas as assembléias estaduais com salas multiuso (20 computadores em rede) e de videoconferência; mais 1.250 câmaras a receber seus equipamentos em 2002; adesão de 12.187 parlamentares ao programa; mais de 600 mil consultas ao Portal Interlegis (www.interlegis.gov.br) em 2001."Que outra nação pode apresentar resultados como estes? Quase nenhuma, ou nenhuma", afirmou o 1º secretário.

Participação

O Seminário Regional Interlegis Nordeste foi realizado na Assembléia Legislativa do estado de Pernambuco. Estiveram presentes o 1º vice-presidente da Assembléia, deputado Afonso Ferraz; o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Dílson Peixoto; o diretor-executivo do Prodasen, Mário Lúcio Lacerda de Medeiros; o diretor da Coordenação Especial do Programa Interlegis, Paulo Fontenele; o diretor-executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Madruga; e o diretor-geral da Escola do Legislativo da Assembléia, Antônio Fabrício Guedes Alcoforado Filho. Compareceram 100 representantes de assembléias estaduais e câmaras municipais da região, entre deputados, vereadores e funcionários.

Carlos Wilson disse ainda que "se o Interlegis avançou muito desde o seu ponto de partida, é preciso admitir que ainda há um longo caminho a percorrer até o ponto de chegada". E afirmou: "O Brasil é um país que tem pressa. E nós temos pressa em dotar os Legislativos dos instrumentos mais modernos e eficazes para a prática da representação política".

Para o 1º secretário do Senado, "se, como querem alguns, e eu acredito nisso, é possível revolucionar a representação político-parlamentar com um instrumento tão eficaz como o Interlegis, temos que implementá-lo logo. Pagaremos o preço da nossa ousadia com o sucesso que virá com as futuras gerações".



04/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson lança novo portal do Interlegis

Carlos Wilson saúda implementação do Programa Interlegis

Carlos Wilson defende reforma política com regras duradouras

Carlos Wilson condena arrocho salarial do funcionalismo e política de privatização

Carlos Wilson: renúncia de Arruda não interfere na situação de Antonio Carlos

Antonio Carlos Magalhães dá nome ao Auditório do Interlegis