Carlos Wilson saúda implementação do Programa Interlegis



O primeiro-secretário da Mesa, senador Carlos Wilson (PTB-PE), saudou nesta terça-feira (dia 21) o Programa Interlegis, que promove o intercâmbio entre as casas legislativas do país. Participando da reunião preparatória para o 1º Seminário Nacional de Fiscalização e Controle de Verbas Públicas, Carlos Wilson declarou que, por meio do Programa Interlegis, as diversas esferas do Poder Legislativo poderão utilizar a Internet e sistemas de videoconferência para promover a integração e transparência das respectivas Casas.

Segundo o senador, além da Câmara dos Deputados, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU), já aderiram ao programa as 27 assembléias estaduais do país e cerca de 500 câmaras municipais. A expectativa, continuou Carlos Wilson, é de que, com os recursos já recebidos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implantação do programa, mais 2 mil municípios participem até o final de 2002.

Ele salientou que o Interlegis poderá utilizar os recursos de videoconferência para que os municípios mais distantes tenham condições até mesmo de promover cursos de treinamento de funcionários à distância. O objetivo do Interlegis, de acordo com o senador, é facilitar a troca de informações, especialmente sobre educação, comunicação e tecnologia.

Acompanhado pelo deputado federal Wellington Dias, presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, o senador disse também que, entre as vantagens do Interlegis está a disseminação de informações referentes ao controle do orçamento público. Carlos Wilson entende que, desta maneira, as instituições e a própria democracia saem fortalecidas, estreitando-se a ligação entre a população e seus representantes.

- O Programa Interlegis é uma excepcional ferramenta voltada para a modernização, integração e fortalecimento do Poder Legislativo - afirmou, lembrando que o sucesso do programa depende do envolvimento de todos os parlamentares e casas legislativas brasileiras.

Por meio de videoconferência, vários deputados estaduais de Pernambuco e da Bahia saudaram o primeiro-secretário e parabenizaram o Senado pela iniciativa.

21/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson lança novo portal do Interlegis

Carlos Wilson: Interlegis revoluciona a representação política

CARLOS WILSON SAÚDA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Carlos Wilson critica programa de economia de energia

Carlos Wilson: renúncia de Arruda não interfere na situação de Antonio Carlos

Wilson Santiago saúda participantes da Marcha das Margaridas