Carlos Wilson presta homenagem à cidade de Salgueiro



O senador Carlos Wilson (PTB-PE) prestou homenagem à cidade sertaneja de Salgueiro, no estado de Pernambuco, pelos 138 anos de emancipação política. O senador homenageou também a prefeita Cleuza Pereira, a quem chamou de valorosa e valente, "por perseguir o sonho de ver o sertão irrigado, sem fome, sem êxodo, com a lavoura verde e florida".

Carlos Wilson narrou a história da cidade, que surgiu ao redor de uma capela dedicada a Santo Antônio, construída por um casal de sertanejos que reencontrara, junto a um pé de salgueiro, o filho perdido havia três dias.

Salgueiro, com 60 mil habitantes, situada no entroncamento dos "diversos sertões nordestinos", já foi grande produtora de algodão, tendo sido ainda pólo da indústria de curtume, relatou o senador. A antiga Rede Ferroviária Federal chegou a ligar Recife (PE) a Salgueiro, em 518 quilômetros de estrada de ferro, com o objetivo de escoar a produção de curtume, acrescentou. Hoje a estrada está desativada. O parlamentar pernambucano lamentou o abandono a que foi relegado o município.

- Por que uma empresa se interessa por comprar da União uma estrada de ferro e, ato contínuo, a desativa? - indagou, salientando que a região está esquecida e abandonada pelo governo.

O senador concluiu destacando a luta da população por um sertão mais feliz e produtivo. "Enquanto existir uma Cleuza, haverá esperança", disse, referindo-se à prefeita de Salgueiro.



07/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel presta homenagem a Carlos Wilson

Delcídio Amaral presta homenagem a Carlos Wilson e José Herrmann

Wilson Santiago presta homenagem a Campina Grande

Napoleão presta homenagem a Wilson de Andrade Brandão

Wilson Santiago presta homenagem aos trabalhadores rurais

Wilson Santiago presta homenagem aos agentes comunitários de saúde