Marco Maciel presta homenagem a Carlos Wilson



O senador Marco Maciel (DEM-PE) prestou homenagem ao ex-governador, ex-senador e deputado Carlos Wilson, que morreu no final de semana, depois de enfrentar um câncer por cerca de cinco anos. Ele pediu que fossem enviadas mensagens de pesar à família, ao governo de Pernambuco, à Câmara dos Deputados e ao Clube Náutico de Futebol, de Recife, de quem Carlos Wilson era torcedor aguerrido. Sete senadores, em apartes, homenagearam o político pernambucano.

- Carlos Wilson sabia fazer e manter amigos. Ele tinha carisma e a vocação do político. Mesmo doente, vinha toda semana a Brasília, cumprindo o seu mandato de deputado.Foi uma pessoa que se dedicou plena e totalmente à vida pública - afirmou Marco Maciel.

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) ressaltou que Carlos Wilson, com quem conviveu por quase 40 anos, "era um companheiro leal e correto e que não fazia inimigos". Heráclito lembrou que saiu do Piauí e foi estudar em Recife, onde participou com Carlos Wilson de movimentos estudantis.

Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse ter conhecido Carlos Wilson ainda na juventude, em Recife, lembrando que os dois militaram na política estudantil. Mais tarde, disputaram uma vaga para o Senado, "numa campanha extremamente difícil". Apesar do afastamento depois da eleição, Sérgio Guerra disse que conseguiu recuperar a amizade nos últimos tempos. Lembrou que foi recriminado pelo próprio Carlos Wilson quando pediu que ele não fosse convocado para falar da crise do "apagão aéreo" por causa de sua doença.

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) salientou que "o maior patrimônio de Carlos Wilson foi o poder de criar um círculo de amizade". Disse não conhecer outro político com a mesma capacidade que ele teve para "aglutinar tantas pessoas, independentemente de coloração partidária, de conotação política, de ideologia". Jarbas informou que fez a mesma afirmação durante o velório do depuado, em Recife.

Enalteceram ainda a memória de Carlos Wilson os senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG), João Pedro (PT-AM), Gim Argello (PTB-DF) e Romeu Tuma (PTB-SP). Tuma disse que falava também em nome de seu filho Robson Tuma, ex-deputado, amigo de Carlos Wilson.



14/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson presta homenagem à cidade de Salgueiro

Marco Maciel enaltece a memória de Carlos Wilson

Delcídio Amaral presta homenagem a Carlos Wilson e José Herrmann

Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido

Marco Maciel presta homenagem a José Aparecido

Wilson Santiago presta homenagem a Campina Grande