Napoleão presta homenagem a Wilson de Andrade Brandão



O senador Hugo Napoleão (PFL-PI) registrou em Plenário o falecimento do jurista, acadêmico e político Wilson de Andrade Brandão, ocorrido no último dia 25 de abril. Nascido em Teresina, em 14 de outubro de 1922, Wilson de Andrade graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Piauí em 1946, tendo, seguindo o senador, acumulado uma cultura invejável, deixando uma vasta obra não só no campo jurídico, mas também em outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, História e Literatura, das quais era um profundo conhecedor.

Hugo Napoleão lembrou que Wilson de Andrade Brandão era respeitado como um grande humanista e construiu sua carreira acadêmica com competência, exercendo os cargos de presidente do Instituto dos Advogados do Piauí, professor titular de Direito Civil e diretor da Faculdade Federal do Piauí.

A atuação política de Wilson de Andrade, ressaltou o senador, não foi menos brilhante. Eleito deputado estadual, em 1965, exerceu o mandato por seis legislaturas consecutivas, ocupando o cargo de líder do governo; foi secretário de Cultura e de Segurança Pública do Piauí e, presidente da Comissão de Constituição e Justiça estadual.

- A Associação Piauiense de Letras prestou a Wilson de Andrade Brandão, logo após a sua morte, justa e merecida homenagem à qual fiz questão de estar presente. Deixo registrada também nos anais desta Casa a minha tristeza pela perda irreparável desse ilustre brasileiro - disse o senador.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


NAPOLEÃO PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO MÉDICO CLIDENOR SANTOS

SENADO PRESTA HOMENAGEM A VITOR ANDRADE BRITO

Wilson Santiago presta homenagem a Campina Grande

Marco Maciel presta homenagem a Carlos Wilson

Carlos Wilson presta homenagem à cidade de Salgueiro

Wilson Santiago presta homenagem aos trabalhadores rurais