Carta de Princípios simboliza sede do Movimento Tradicionalista na Assembléia
O deputado destacou que Instituição alguma que se honre de sua vinculação com o povo estará completa se não honrar igualmente as suas tradições. Disse que foi com esse pensamento que, no dia 15 de novembro de 2001, a Assembléia inaugurou o Recanto Gaúcho.
Zambiasi lembrou dos brasileiros que cultuam as nossas tradições em vários estados no centro-Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. "Hoje a bombacha, a beleza das prendas, o chimarrão, nossos cantos, nossas danças, nossa ética de civismo já transpuseram a linha do Equador, levando sua mensagem única e inestimável a nações do Hemisfério Norte", destacou.
O presidente da Assembléia disse que o símbolo dessa extraordinária evolução é a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, mencionando o lema da entidade: "Povo sem tradição morre a cada geração". Comentou que, connsciente da importância e da excelência da contribuição da CBTG, a Assembléia do Rio Grande abriu as portas do rancho para que a entidade se instale e propague "a veneração do culto de nossa História e o orgulho de sermos, mais do que gaúchos, brasileiros". "Com esse gesto do Legislativo, estas paredes toscas guardarão a chama de nosso patriotismo", acrescentou.
O presidente da CBTG, Celso Souza Soares, destacou que o presidente Zambiasi foi decisivo na conquista do espaço para instalar a sede simbólica e garantir ao Rio Grande do Sul a sede permanente do movimento tradicionalista. Soares elogiou o dinamismo de Zambiasi na presidência da Assembléia. Ele também agradeceu ao deputado Osmar Severo (PTB).
Ao final da solenidade no auditório Dante Barone, foi decerrada a placa que constam os princípios da tradição gaúcho no Recanto Gaúcho. Durante a solenidade foram feitas algumas homenagens para tradicionalistas como Barbosa Lessa, Paixão Cortes e Nico Fagundes.
07/18/2002
Artigos Relacionados
Recanto Gaúcho vai abrigar sede simbólica do Movimento Tradicionalista
Candidato poderá ser obrigado a registrar carta de princípios e programa de trabalho
Candidato pode ser obrigado a registrar carta de princípios e programa de trabalho
Dornelles: Falta de percepção de que Constituição é uma carta de princípios levou a aberrações no texto constitucional
Suplicy lê carta de movimento da população de rua em favor da renda básica de cidadania
Paulo Paim lê carta de movimento que defende mais qualidade e recursos para a educação