Cartilha prepara empreendedores para negócios durante a Copa do Mundo



 

São quase 1 mil de negócios nas 12 cidades-sede do campeonato em dez setores

 

O pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014 será dado daqui a dois anos, mas para o empreendedor brasileiro, ela já começou, e quem não estiver se preparando vai perder oportunidades. Para isso, o Sebrae criou um mapeamento de oportunidades para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa em dez setores e divulgou um guia com dicas para não deixar passar o momento favorável.

Em todo o País, são quase 1 mil oportunidades de negócios concentradas principalmente nos setores de construção civil, turismo, TI e produção associada ao turismo, comércio varejista, agronegócios, madeira e móveis e economia criativa. O guia também traz o perfil de consumo de turistas da Alemanha, Espanha, Argentina, México e Japão, com dicas sobre seus costumes, comportamento de consumo, relação com o futebol, e até principais palavras do idioma.

Confira a íntegra da cartilha aqui e as principais orientações abaixo.

 

Agronegócio

Os pequenos empreendedores devem ficar atentos à produção orgânica, já consolidada no mercado estrangeiro. Outra dica é aliar a procura por esse tipo de alimento com o turismo rural, fazendo com que o visitante permaneça mais tempo no País e os empresários do turismo e agronegócio saiam lucrando. “O produto final não é a única coisa que chama a atenção do turista, mas também a forma de cultivo, o modo de se relacionar e de trabalhar e a paisagem rural”, alerta a cartilha.

Varejo

A tendência global no varejo é o comércio por múltiplos canais. Consumidores do mundo inteiro estão habituados a todos os meios de venda, como lojas virtuais ou físicas, telefone, catálogo ou TV interativa, computador ou celular. “O objetivo é interagir com o cliente para não somente oferecer o produto, mas também conhecer as suas necessidades e propor soluções”, explica o guia.

Construção civil

Entre as transformações por que passam o setor, meio ambiente e inovação são palavras de ordem. Os gestores de empresas devem ficar atentos que as construções verdes são acessíveis a edificações de todos os tamanhos. Um exemplo de redução de custos e material é a técnica desenvolvida por uma empresa paulista, que transformou o couro descartado nas fábricas de sapato em blocos de alta durabilidade para construção de paredes.

 

Economia criativa

A economia criativa significa incluir na produção ou prestação de serviços uma dose de originalidade. Na Copa, essa exclusividade será traduzida em agregar a identidade brasileira nos produtos oferecidos. Nesse setor, o Sebrae prevê o aquecimento do ramo de produtoras de vídeos, com o aumento na demanda por vídeos promocionais.


Madeiras e móveis

A grande pegada para quem trabalha com móveis é a união da produção sustentável com o toque regional. Dependendo da origem da madeira e sua certificação, o uso de seus derivados pode ser menos agressivo ao meio ambiente do que opões como plástico e aço. Um bom exemplo é o reaproveitamento de restos de madeira para a criação de peças exclusivas, com design arrojado e de alta durabilidade.

 

Produção associada ao turismo

O artesanato e a gastronomia são os segmentos onde mais se concentra a grande tendência deste setor, que é o regionalismo. Na gastronomia há formas diversas de estimular ícones brasileiros, com pratos típicos ou com histórias interessantes. Muito apreciada pelos europeu, a banana, com sua grande variedade de tipos, é um bom exemplo.

 

Serviço

A Copa é o momento para o setor de serviços faturar com pacotes promocionais. Muitas academias de ginástica já fazem isso durante o carnaval e oferecem o serviço para os cinco dias do evento. O empreendedor deve se prevenir para que os diferentes idiomas não sejam uma barreira. Um diferencial será explorar anúncios online, uma vez que, ao não obter informações nas ruas, os turistas estrangeiros vão correr para a internet.

 

Tecnologia da Informação

A comunicação com o estrangeiro deve ser uma preocupação também na rede mundial de computadores. Os empresários devem investir no desenvolvimento de sistemas de tecnologia da informação e comunicação, por meio do qual, qualquer um possa comprar, independente do idioma que fale, seja por ter informações em várias línguas ou em símbolos universais.

 

Turismo

Durante a Copa, o estrangeiro não vai querer só visitar pontos turísticos, mas agregar vivências tipicamente brasileiras a essas experiências. Pescar um peixe típico, terminar um passeio a cavalo com um churrasco, cozinhar uma receita local, participar da colheita de uma penca de bananas ou  aprender uma dança regional são exemplos listados na cartilha.


Vestuário

A identidade nacional e a sustentabilidade se apresentam de novo como tendência para o setor da moda. Os empresários desse setor poderão apostar em fibras naturais de caules, frutas e folhas nacionais, como o bambu. Também é possível realizar o processo de coloração de roupas utilizando pigmentos naturais e extratos vegetais contidos na flora brasileira e livres de produtos químicos.

Um ponto a ser levando em consideração em todos os setores é a necessidade de divulgação dos diferenciais ofertados para os turistas estrangeiros. Só assim, o visitante terá conhecimento da riqueza de detalhes que há por trás de cada peça ou serviço.

 

 

Leia mais:

Paraná terá roteiro de turismo rural para visitantes da Copa do Mundo

Inscrições para o Pronatec Copa vão até 16 de julho

Confira dicas fundamentais para garantir o sucesso da sua viagem pelo Brasil

Viajantes estrangeiros têm orientações para viagens de avião, antes, durante e depois do voo

Ministério do Turismo divulga destinos pelas redes sociais

 

Fonte:
Portal da Copa
Portal Brasil

 

11/07/2012 18:59


Artigos Relacionados


Educação prepara calendário especial para ano da Copa do Mundo

Polícia de São Paulo se prepara para a Copa do Mundo de 2014

SP prepara profissionais para situações de emergências químicas durante a Copa de 2014

Anac convoca empresas aéreas para apresentarem propostas de voos durante a Copa do Mundo

Quatro seleções já confirmaram sua base em SP durante a Copa do Mundo

Obrigatoriedade de férias escolares durante a Copa do Mundo pode ser revogada