CAS analisa projeto de proteção ao meio ambiente



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reúne-se nesta quinta-feira (24), às 10 horas, para examinar uma pauta de 10 itens, entre eles projeto de autoria do senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) que obriga o proprietário ou concessionário de represas situadas em cursos d"água a tomar medidas de proteção à fauna e à flora, bem como garantir condições para o exercício das atividades agrícolas e pesqueiras de forma sustentável.

De acordo com a proposta, que conta com parecer favorável do relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), na lei constarão medidas de proteção à fauna em quaisquer obras que importem na alteração do regime dos cursos d"água, mesmo quando realizadas pelo poder público. O projeto prevê que o proprietário ou concessionário de represas garantirá aos produtores rurais situados próximos ao curso d"água condições de desenvolver agricultura, pesca e aqüicultura, ou lhes dará compensação financeira por perdas comprovadas por laudo técnico oficial, decorrentes da alteração do curso d"água.

Na justificação da matéria, o autor argumenta que a iniciativa tem como objetivo corrigir antiga injustiça cometida contra comunidades localizadas próximas a represas construídas nos rios brasileiros. A legislação atual assegura compensações financeiras de perdas somente aos que têm suas terras atingidas pelos reservatórios d"água, quando também as comunidades próximas das represas são prejudicadas, afirma o senador.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ vai analisar projeto de proteção ao meio ambiente

Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente

Rio+20 fracassou na proteção do meio ambiente aquático, diz ativista

Ministério e Fundo do Meio Ambiente vão avaliar a proteção de nascentes

Entenda as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente

Rodoanel realiza ações para proteção do meio ambiente em SP