CAS aprova ampliação de locais em que é proibida a venda de cigarros
Paulo Davim, autor, afirma ser importante dificultar o acesso ao produto
Postos de gasolina, locais de venda ou consumo de alimentos, supermercados, lojas de conveniência e bancas de jornal poderão ser proibidos de comercializar produtos de tabaco. Projeto de lei com este objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Agora, a matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O autor do projeto de lei do Senado (PLS) 139/2012, senador Paulo Davim (PV-RN), observou ser importante restringir os locais de oferta de produtos de fumo para dificultar o acesso e o consumo. Apesar da redução do número de fumantes, ainda há 24 milhões de pessoas com este hábito no Brasil, segundo o senador. O Estado, informou ele, arrecada cerca de R$ 6 bilhões em tributos provenientes da cadeia do fumo, porém, gasta R$ 21 bilhões com tratamento das doenças causadas pelo produto.
Também o relator da matéria, senador José Pimentel (PT-CE), reconheceu que a restrição poderá contribuir para reduzir o consumo desses produtos, seja por dificultar seu acesso, seja pela redução da propaganda do tabaco, a qual, por determinação legal, está restrita a pontos de venda. Para Pimentel, o projeto aperfeiçoa a legislação vigente e poderá contribuir para a melhoria do nível de saúde de nossa população.
Atualmente, a venda desses produtos é proibida em estabelecimento de ensino e de saúde e em órgãos ou entidades da Administração Pública.
Depois da votação na CAE, a matéria ainda será examinada pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
11/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS pode votar ampliação de locais em que é proibida a venda de cigarros
CAS vota projeto que restringe locais de venda de cigarros
Comissão examina projeto que limita locais de venda de cigarros
Paulo Davim defende restrição de locais para venda de cigarros
CAE APROVA PROIBIÇÃO DE VENDA DE CIGARROS PRODUZIDOS PARA EXPORTAÇÃO
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVA PROIBIÇÃO DE VENDA DE CIGARROS A MENORES