CAS aprova projeto que proíbe uso de substância cancerígena na fabricação de mamadeiras e chupetas



Mamadeiras, bicos e chupetas que contenham a substância bisfenol-A em sua composição não poderão ser mais comercializados. A proibição consta de projeto de lei do senador Gim Argello (PTB-DF), aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria recebeu decisão terminativa da comissão e ainda depende de exame da Câmara dos Deputados.

O relator do projeto (PLS 159/10), senador Paulo Davim (PV-RN), explicou que o bisfenol-A é utilizado na fabricação de bicos para mamadeiras e chupetas porque evita a porosidade e deixa o plástico liso. No entanto, ressaltou o senador, essa substância é cancerígena e interfere no sistema endócrino de forma a causar alterações hormonais e desregular a tireoide.

Paulo Davim, que é médico, informou que os Estados Unidos e a Europa já baniram a substância da composição desses materiais destinados a bebês e crianças.

- É um projeto que vem prevenir que os pequenos brasileiros possam desenvolver algum tipo de câncer ou distúrbio hormonal - ressaltou o senador.

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propôs a discussão do assunto no âmbito do Mercosul, tal a gravidade do problema. Agora, disse ele, os parlamentares brasileiros do Parlasul vão discutir o assunto com a matéria já aprovada pelo Senado brasileiro.

A proposta altera a lei que regulamenta a comercialização de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e também a de produtos de puericultura (lei 11.265/06).



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que proíbe fabricação e comércio de minas terrestres no país

Venda de mamadeira fabricada com substância potencialmente cancerígena pode ser proibida

Projeto proíbe uso industrial de substância que provocou acidente no MS

Valmir quer proibir uso de substância psicoativa na fabricação da cola de sapateiro

Projeto que proíbe fabricação de produtos em forma de cigarro está na pauta da CCJ

Anvisa proíbe venda de mamadeiras com bisfenol na composição