CAS, CAE e CCJ discutem ações de combate à fome e segurança alimentar



As Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) promovem nesta quarta-feira (26), a partir das 10h, no plenário da CCJ, audiência pública conjunta sobre a atuação do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Inspiradas no Projeto Fome Zero, as ações do ministério serão expostas pelo ministro da pasta, José Francisco Graziano da Silva.

O requerimento solicitando a vinda de Graziano ao Senado foi apresentado pelos senadores Romero Jucá (PSDB-RR), presidente da CAS, e Fátima Cleide (PT-RO). Proposta de política de segurança alimentar elaborada pela organização não-governamental Instituto Cidadania, entre os anos de 2000 e 2001, o Fome Zero foi absorvido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deverá constar do Plano Plurianual (PPA) 2003/2007, a ser encaminhado em breve ao Congresso Nacional.

Políticas estruturais, específicas e locais norteiam o Projeto Fome Zero, cujo objetivo é -garantir, a todos os brasileiros, qualidade, quantidade e regularidade no acesso à alimentação-, conforme informa a página do ministério na internet. Nesta perspectiva, a iniciativa prevê, entre outras ações, o incentivo à agricultura familiar; a intensificação da reforma agrária; a ampliação do programa de alimentação do trabalhador e de merenda escolar e a criação de restaurantes populares e de bancos de alimentos.



21/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem ações de combate à fome e à miséria

Embaixadora e parlamentares mexicanos discutem segurança alimentar na CRA

Brasil e Alemanha discutem cooperação agrícola e segurança alimentar

Brasil e Tanzânia discutem cooperação internacional e segurança alimentar

Oficina apresenta ações de segurança alimentar a estrangeiros

PB integra ações de segurança alimentar ao Bolsa Família