Oficina apresenta ações de segurança alimentar a estrangeiros



Paralelamente ao seminário internacional que comemorou nesta semana os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), representantes de nove países da América Latina e do Caribe participaram, em Brasília, de uma oficina para conhecer as políticas brasileiras de segurança alimentar e nutricional. Também foram debatidas ações de combate à pobreza, por meio do Programa Bolsa Família e do Plano Brasil Sem Miséria.

O encontro faz parte de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Agência de Cooperação Brasileira (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para apoiar estratégias nacionais e regionais de superação da pobreza e de segurança alimentar. Membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) também participaram da oficina e discutiram a importância de dar voz à sociedade civil na construção de ações e programas voltados para a alimentação dos brasileiros.

Priscila Bocchi, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, apresentou aos estrangeiros o funcionamento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e relatou como é feito o monitoramento das ações da área pelo governo federal. “A experiência brasileira teve sucesso porque nós desenvolvemos uma estratégia que envolve vários órgãos de governo, com um conjunto de ações e com a participação da sociedade civil. Apresentamos todos os elementos para que eles possam aplicar em seus países, de acordo com as diferenças de cada um, e ver que é possível combater a fome”, ressalta.

O secretário geral da Confederação dos Trabalhadores Campesinos da Bolívia, Rodolfo Machaca, disse que seu País está em processo de implementação de leis e regulamentos que deem soberania alimentar à sua população e, segundo ele, a oficina irá contribuir para atingirem o objetivo. “É importante esta aliança e esta troca de experiência entre os países latino-americanos para que sigamos avançando no processo de erradicação da fome”, diz.

As delegações do Paraguai, da Bolívia, do Peru, da Colômbia, de El Salvador, do Equador, da Guatemala, de Honduras e da Nicarágua também participaram de uma visita de campo, na quarta-feira, para conhecer o programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



07/02/2014 12:00


Artigos Relacionados


Santa Catarina promove oficina e encontro sobre segurança alimentar

Belém recebe primeira oficina sobre segurança alimentar de quilombolas

PB integra ações de segurança alimentar ao Bolsa Família

CAS, CAE e CCJ discutem ações de combate à fome e segurança alimentar

Balanço traz avanços nas ações de segurança alimentar e nutricional

Investimentos em ações de segurança alimentar envolvem estados e municípios