PB integra ações de segurança alimentar ao Bolsa Família



Garantir a segurança alimentar e nutricional como direito humano básico e aumentar o acompanhamento das condicionalidades de saúde das populações mais pobres beneficiárias do Bolsa Família são os principais objetivos da prática desenvolvida pela prefeitura de João Pessoa (PB), uma das nove experiências municipais finalistas do Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos.

Iniciada em fevereiro de 2009, a prática mais que dobrou o número de famílias acompanhadas nas condicionalidades de saúde, saltando de 7,7 mil, em 2008, para 40 mil, em 2012. O público-alvo são mulheres de 14 a 44 anos, gestantes e crianças de até 7 anos.

A eficácia da experiência, além de garantir às famílias o atendimento nos serviços básicos de saúde, rendeu à prefeitura o Prêmio de Reconhecimento do Ministério da Saúde, durante o XXII Congresso Brasileiro de Nutrição, realizado em 2012, em Olinda. Um dos diferenciais da prática é a articulação intersetorial, uma vez que as ações são executadas de forma integrada pela Área Técnica de Saúde da Criança e Alimentação e Nutrição – por meio do Núcleo de Apoio à Segurança Alimentar (Nasan) –, em parceria com os cinco distritos sanitários existentes no município e com as Equipes de Saúde da Família. 

Para alcançar os resultados esperados, a prefeitura investiu na busca ativa das famílias em situação de vulnerabilidade, na qualificação das equipes de atendimento, no mapeamento do território e na aquisição de equipamentos, além da contratação de pessoal. Outro ponto forte da experiência foi o monitoramento das ações que, também realizado de forma intersetorial e interdisciplinar, foi submetido a relatórios de desempenho atualizados. 

Ao aumentar o índice de cobertura de famílias acompanhadas, a prática também contribuiu para elevar os recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), como incentivo pela boa gestão do Bolsa Família  no município.

Finalistas

O Prêmio Rosani Cunha – Bolsa Família 10 anos selecionou 12 finalistas – 3 estaduais e 9 municipais. Além da experiência de João Pessoa (PB), também participam da etapa final do concurso práticas municipais de São Paulo (SP), Jacareí (SP) Crateús (CE), Curitiba (PR), Farias Brito (CE), Resende (RJ), Santarém (PA) e Toledo (PR). Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco são finalistas na categoria de experiências estaduais. Uma prática estadual e três municipais serão premiadas.

Conheça as outras experiências municipais finalistas do Prêmio:

Crateús (CE)

Curitiba (PR)

Farias Brito (CE)

Jacareí (SP)

Resende (RJ)

Santarém (PA)

São Paulo (SP)

Toledo (PR)

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



05/12/2013 11:08


Artigos Relacionados


Oficina apresenta ações de segurança alimentar a estrangeiros

CAS, CAE e CCJ discutem ações de combate à fome e segurança alimentar

Balanço traz avanços nas ações de segurança alimentar e nutricional

Investimentos em ações de segurança alimentar envolvem estados e municípios

Mapa auxilia em ações para garantir segurança alimentar

Curitiba fiscaliza ações do Bolsa Família