CAS debate benefícios da Previdência para pessoas com deficiência



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em conjunto com a Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, debate, nesta terça-feira (22), possível perda de benefício previdenciário por pessoa com deficiência que passar a trabalhar com carteira de trabalho assinada.

Serão discutidos pontos como as implicações da contratação de pessoas com deficiência, como o registro em carteira de trabalho e posterior rescisão do contrato de trabalho, e o restabelecimento do benefício de prestação continuada (BPC), auxílio no valor de um salário mínimo que é pago a elas. Os parlamentares também querem debater a possibilidade de perda do direito a pensão por morte cujo beneficiário é portador de deficiência que ingressar no mercado formal de trabalho.

Na justificativa ao requerimento, o senador Flávio Arns (PSDB-PR) explicou que, junto ao Regime Geral da Previdência Social, a pensão por morte é dada para o filho menor de idade, podendo ser estendida para o filho maior de idade quando este é considerado inválido. A preocupação agora é quanto aos filhos com deficiência que completam a maioridade e que estão trabalhando com carteira assinada, pois o termo invalidez, para a Previdência, significa incapacidade para o trabalho. Para o senador, o benefício deve ser mantido.

Foram convidados para o debate a Subprocuradora-Geral do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gugel; Rogério Lopes Costa Reis, representante do Ministério do Trabalho e Emprego; Geraldo Arruda, representante do Ministério da Previdência Social; e Sandra Marinho Costa, Secretária Executiva e Procuradora Jurídica da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).



18/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debatedores defendem alterações na Previdência para incentivar pessoas com deficiência a buscar emprego

Audiências sobre benefícios das pessoas com deficiência e regulamentação de ações do terceiro setor são aprovadas

Senado deve votar, neste semestre, vários projetos com benefícios a pessoas com deficiência

CDH debate projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência

Instaladas subcomissões de pessoas com deficiência e de emprego e Previdência

Fórum debate políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência