CAS debaterá vacina contra HPV e medidas para proteger saúde de modelos
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sob a presidência do senador Flávio Arns (PT-PR), aprovou nesta quarta-feira (2) o requerimento 23/07, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para realização de uma audiência pública com a finalidade de instruir o PLS 51/07, de autoria da senadora, que garante o oferecimento de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) à população.
A infecção genital pelo HPV é a doença mais comum entre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sendo que, no Brasil, são registrados aproximadamente 137 mil casos por ano, na sua forma clínica, o que representa apenas 1% das infecções, estimadas em dez milhões a cada ano. A grande relevância dessa infecção, como explica Ideli na justificativa do projeto, é o seu papel na indução do câncer de colo uterino, importante causa de morte entre as mulheres.
Entre os convidados para o debate, estão: a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres; Luiz Antônio Santini, diretor do Instituto Nacional do Câncer (Inca); Maria José de Oliveira Araújo, coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde; Luisa Lina Villa, diretora setorial do Instituto Ludwig para a Pesquisa em Câncer e representante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco).
A CAS aprovou também o requerimento 24/07, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), para realização de uma audiência pública no sentido de instruir o PLS 15/07, que acrescenta artigo na CLT com a finalidade de estabelecer medidas preventivas destinadas a proteger a saúde de modelos e manequins no exercício de suas profissões. Na justificativa da proposta, Crivella lembra que o mercado da moda estabeleceu um padrão de beleza a ser seguido por essas profissionais que vai de encontro ao peso mínimo determinado pelos médicos para que uma pessoa seja considerada saudável. A proposta, segundo ele, visa a exigir que essas profissionais sejam examinadas constantemente e responsabiliza empresas e médicos envolvidos no controle da atividade.
Entre os convidados para esse debate, figuram o ministro da Saúde (ou seu representante), o ministro do Trabalho e Emprego (ou seu representante), bem como representantes do Ministério Público do Trabalho, da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Grupo de Estudo e Assistência em Transtornos Alimentares (Geata).Da Redação com informações de Laura Fonseca/Repórter da Agência Senado
02/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saúde: Última dia para tomar vacina contra sarampo
Ministério da Saúde estuda incluir vacina contra HPV em calendário de vacinação, mas é contra colocar medida em lei
Saúde convoca doentes crônicos para tomar vacina contra a gripe
Saúde garante eficácia da vacina contra gripe e apela para que pessoas se imunizem
Saúde: Última chance para tomar vacina contra sarampo antes do Carnaval
Saúde: Falta de voluntários ameaça pesquisa para vacina brasileira contra Aids