Ministério da Saúde estuda incluir vacina contra HPV em calendário de vacinação, mas é contra colocar medida em lei



O Ministério da Saúde é sempre contrário a introduzir vacina por lei. Quem deixou essa posição clara foi o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Jarbas Barbosa, ao final de debate sobre projeto de lei (PLS 238/11) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que pretende garantir a vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV) em mulheres na faixa etária de 9 a 40 anos.

Segundo adiantou Barbosa, a vacina contra o HPV está entre três - as outras são hepatite A e varicela - que o ministério já avalia incluir no calendário público de imunização. O público-alvo dessa ação seriam meninas na faixa de 9 a 13 anos, na perspectiva de prevenir o contágio antes do início da vida sexual. Isso porque a vacina contra o papilomavírus seria ineficaz em mulheres adultas com vida sexual ativa e que, portanto, já se expuseram ao risco de contaminação.

Para essa faixa da população, Barbosa defende o combate aos efeitos de eventual contágio por meio da ampliação da qualidade e do acesso ao exame de papanicolau - usado para detectar o câncer do colo do útero - e de melhoria no tratamento de eventuais lesões encontradas.

A oferta da vacina contra o HPV a meninas de 9 a 13 anos deve impactar o orçamento do Ministério da Saúde em R$ 600 milhões no primeiro ano. A proteção esperada deve durar nove anos e depende da aplicação em três doses.

A maior incidência do câncer do colo do útero - causado pelo HPV- e de mortalidade feminina pela doença está concentrada na região Norte, até pela dificuldade de acesso dessa população aos meios de diagnóstico e tratamento. A discussão sobre o assunto foi promovida, nesta terça-feria (13), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Mais informações a seguir



13/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vacina contra HPV passa a fazer parte do calendário de vacinação

Vacina contra catapora compõe o Calendário Nacional de Vacinação

Ministério divulga calendário de vacinação contra febre aftosa

Para Ministério da Saúde, vacina contra HPV não deve ser incluída por lei no Programa Nacional de Imunização

Representante do Ministério da Saúde diz que vacina gratuita contra HPV ainda não está nos planos do governo

Ministério da Saúde divulga balanço parcial da vacinação contra gripe