CAS deve votar projeto que permite ao empregado escolher banco para receber salário
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em reunião marcada para a próxima quarta-feira (28), discutirá substitutivo a projetos de lei que conferem ao empregado o direito de escolher o banco e a agência em que prefere receber sua remuneração. As propostas, de autoria dos senadores Aloizio Mercadante (PLS 340/04) e Romeu Tuma (PLS 176/04), tramitam em conjunto e receberão decisão terminativa da comissão.
De acordo com o substitutivo do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), os empregados, servidores públicos, aposentados e pensionistas poderão escolher a instituição bancária, bem como a respectiva agência, pela qual receberão suas remunerações. Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) estabelece que a remuneração dos trabalhadores seja depositada na instituição financeira de preferência do empregador.
Na hipótese de o empregador efetuar o pagamento da remuneração de seus empregados por meio de cheque, o substitutivo determina ainda que a conta bancária da qual será descontado deve ser de agência próxima ao local de trabalho.
Na mesma reunião, a CAS também analisará o substitutivo da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) ao PLS 262/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que proíbe a utilização de métodos recrutamento de pessoal que possam causar dano à honra e a dignidade do trabalhador. A proposta também receberá decisão terminativa da comissão.
Centrais sindicais
Na pauta da CAS, composta de 13 itens, consta ainda o projeto de lei que dispõe sobre o reconhecimento formal das centrais sindicais (PLC 88/07). Na última reunião da comissão, o relator da matéria, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), pediu adiamento da votação da proposta para discutir o assunto com outros senadores.
O ponto polêmico do projeto refere-se ao fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, e as centrais sindicais pedem a rejeição da proposta. A matéria tramita em regime de urgência, simultaneamente, na CAS e nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A CAS examinará ainda, entre outros, o PLS 300/07, do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que dispõe sobre a extensão da licença-maternidade; o PLS 194/07, do senador César Borges (DEM-BA), que trata da proibição de descontos nos salários do empregado; o PLS 98/07, de autoria do senador Marcelo Creivella (PRB-RJ), que veda o emprego de práticas que estimulem o aumento de velocidade por motociclistas profissionais; e o PLS 164/03, do senador Flávio Arns (PR-PR), que propõe a inclusão de assistência psicológica no âmbito dos planos e seguros privados de assistência á saúde.
Violência e criança
O requerimento da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) para realização de audiência pública para discutir a importância da prevenção da violência por meio de ações na primeira infância também deve ser votado na quarta-feira. A senadora sugeriu que a reunião se realize conjuntamente com a Comissão de Educação (CE) e que o diretor de pesquisas no Instituto de Pesquisas Médicas, neurologista e pesquisador do Laboratório de Psicologia, Psicopatologia do Desenvolvimento da Universidade de Bordeaux (França), Hubert Montagner, seja convidado para debater o assunto.
23/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS deve votar projeto que permite ao empregado escolher banco para receber salário
CAS vota projeto que permite ao empregado escolher banco em que receberá salário
CAS vota projeto que permite a trabalhador escolher banco para receber salário
CAS vota projeto que permite a empregados escolher banco para recebimento de salário
Projeto na pauta da CAS permite a trabalhador escolher o banco onde receberá salário
Empregado pode escolher o banco em que receberá o salário