CAS discute crise do Incor-DF



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza na quarta-feira (30), a partir da 12h, audiência pública para debater a crise financeira enfrentada pelo Instituto do Coração do Distrito Federal (Incor-DF).

O hospital, administrado atualmente pela Fundação Zerbini, responsável pelo Instituto do Coração de São Paulo, acumula uma dívida de R$ 30 milhões. A crise da instituição atingiu o auge no final de março, quando, devido a falta de dinheiro para compra de material básico, todas as cirurgias marcadas foram suspensas.

Durante a semana o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) ocupou a tribuna para protestar contra um possível fechamento das unidades do hospital em Brasília.

- Estão fechando as unidades de emergência e de cirurgia. Não posso aceitar isso - disse Antonio Carlos.

Em aparte ao discurso do senador baiano, o presidente do Senado, Renan Calheiros, se comprometeu a cobrar do governo medidas para que o Incor-DF não seja fechado e lembrou que a instituição atende a 11 estados.

A solução mais provávelpara o problema do Incor-DF deverá ser a sua transformação numa fundação estatal federalizada. Essa medida, proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva,foi anunciada ainda no início de abril por representantes do governo federal em reunião no Hospital das Forças Armadas (HFA) que contou com a participação do senador Renan Calheiros.

Entre os convidados para participar dos debates estão o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o ministro da Defesa, Waldir Pires de Souza; o reitor da Universidade Católica de Brasília, Padre José Romualdo Degasperi; o promotor de Justiça do Distrito Federal, Diaulas Costa Ribeiro; o secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, além de outras autoridades.



25/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana discute crise do Incor-DF com Chinaglia e Temporão

Comissão discutirá crise no Incor

CAS marca audiência pública para debater crise do Incor-DF

Suplicy chama atenção para crise financeira do Incor

Tuma defende solução rápida para a crise do Incor

Senado discute crise da aviação