CAS discute pagamento de quimioterapia oral domiciliar pelos planos de saúde



A inclusão da quimioterapia oral domiciliar entre os procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde será tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) na quinta-feira (15). A alteração nos planos é tema do Projeto de Lei do Senado (PLS) 352/2011, apresentado pela senadora Ana Amélia. A proposição, que tramita na CAS, foi retirada de pauta até a realização da audiência.

Ao justificar o projeto de lei, a senadora argumenta que cerca de 40% dos tratamentos oncológicos empregam medicamentos de uso domiciliar, motivo pelo qual os planos de saúde devem cobrir esses tratamentos. Como não há essa obrigatoriedade, o Sistema Único de Saúde (SUS) acaba assumindo muitos desses pacientes, bem como seus custos assistenciais.

O relator da matéria na CAS, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), lembra que o tratamento oferece vantagens físicas e emocionais ao paciente. O senador informou que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lista a cada dois anos os procedimentos que fazem parte da cobertura mínima obrigatória. A última atualização, publicada em agosto deste ano, incluiu cerca de 60 novos procedimentos, mas a quimioterapia domiciliar de uso oral ficou fora da lista.

Foram convidados para a audiência pública o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin; o diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff,; a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz de Camargo Barros; o diretor da Clínica de Oncologia de Campo Grande (MS), Adalberto Abrão Siufi; e o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino de Araújo Cardoso Filho;além de representantes dos planos de saúde.

A audiência pública será realizada às 9h, na sala 9 da ala Alexandre Costa.



12/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inclusão obrigatória de quimioterapia oral domiciliar na cobertura dos planos de saúde em debate na CAS

Aprovada inclusão da quimioterapia oral na cobertura de planos de saúde

Moka defende inclusão de quimioterapia oral em planos de saúde

Projeto que obriga planos de saúde a oferecer quimioterapia domiciliar está na CAS

Moka destaca aumento de verba para saúde e quimioterapia domiciliar nas votações da CAS

CAS vota projeto que obriga pagamento de despesas com transporte de órgãos pelos planos de saúde