CAS discute restrição de pontos de venda de cigarros



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) está reunida na manhã desta terça-feira (14) para discutir projeto de lei do senador Paulo Davim (PV-RN) que proíbe a comercialização de cigarros em posto de gasolina, local de venda ou consumo de alimento, supermercado, loja de conveniência e banca de jornal.

O projeto de lei do Senado (PLS 139/2012) tramitava em conjunto com outros nove projetos similares. Porém, para atender a requerimento do autor, a proposta começou a  tramitar de forma autônoma.

O relator, senador José Pimentel (PT-CE) é favorável à proposta. Para ele, a restrição produzirá impacto em termos de redução do consumo desses produtos, seja pelo aumento da dificuldade de acesso a eles, seja pela redução da propaganda do tabaco, a qual, por determinação legal, atualmente está restrita aos pontos de venda.

Participam do debate representante da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Guilherme de Almeida; o coordenador da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Luiz Carlos Correa da Silva; o secretário executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Carlos Fernando Costa Galant; e o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Brasília, Clayton Faria Machado.

A reunião acontece na sala 9 da ala Alexandre Costa.

Mais informações a seguir



14/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Restrição à venda de cigarros não é consensual

Restrição à venda de cigarros volta à pauta da CAS

Paulo Davim defende restrição de locais para venda de cigarros

Vídeo | Restrição à venda de cigarros deve diminuir consumo, acredita Paulo Davim

CAS avalia em audiência novas restrições a pontos de venda de cigarros

Paulo Davim pede apoio à proposta que reduz pontos de venda de cigarros