CAS e CE vão debater em conjunto Lei de Biossegurança



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quinta-feira (27) requerimento de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) solicitando a realização de audiência pública, em conjunto com a Comissão de Educação (CE), destinada a debater o projeto do Executivo (PLC 9/04) que institui a nova Lei de Biossegurança no país. A data ainda será marcada.

Ao contrário da CE, que já realizou duas audiências públicas para discutir organismos geneticamente modificados (OGMs), a Comissão de Assuntos Sociais vai centrar os debates em torno de uma outra área científica que consta do projeto sobre biossegurança: as células-tronco. Deverão ser discutidos os aspectos científicos, filosóficos e éticos da questão.

O tema, segundo os membros do colegiado, é polêmico, uma vez que o uso de células-tronco humanas no tratamento de doenças genéticas não representa unanimidade entre os especialistas. As células-tronco são encontradas nos embriões.

Na mesma reunião, a CAS, presidida pela senadora Lúcia Vânia, aprovou também requerimento do senador Papaléo Paes (PMDB-AP) pedindo audiência pública para debater possíveis intoxicações sofridas por agentes de saúde que atuam na aplicação de inseticidas no combate a endemias como a dengue.



27/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRA aprova audiência em conjunto com a Câmara para debater dívida rural

Aprovado projeto de Lei de Biossegurança

Plenário vota Lei de Biossegurança

CE debate nova Lei de Biossegurança

Lei de Biossegurança só será votada em outubro

Aelton cobra aprovação da Lei de Biossegurança