CAS encaminha ao Ministério da Saúde denúncia de falta de medicamentos



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu, nesta quarta-feira (10), encaminhar ao Ministério da Saúde a denúncia do Movimento pela Vida Brasil Mostra sua Cara a respeito da falta de atendimento a pacientes com doenças graves crônicas que necessitam de medicamentos que não constam das portarias do Ministério da Saúde. A metéria ainda será examinada pelo Plenário.

O movimento encaminhou a denúncia à Presidência do Senado em março deste ano para se posicionar contra decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu, em grau de recurso, tutela antecipada concedida para que o estado de Alagoas fornecesse medicamentos necessários ao tratamento de transplantados renais e pacientes renais crônicos em hemodiálise. Tal decisão tem sido utilizada como jurisprudência em outros estados brasileiros.

O senador Flávio Arns (PT-PR) explicou que a lista de medicamentos emitida pelo Ministério da Saúde não é atualizada há cerca de cinco anos, portanto não inclui algumas doenças graves, bem como determina dosagens inferiores à necessidade dos pacientes. Segundo o senador, em decorrência da decisão do STF, as pessoas estão obtendo os remédios de que precisam por meio de medidas liminares na Justiça, o que, afirmou, causa muito transtorno aos doentes.

- O direito à saúde é fundamental. A universalidade e a integralidade está previsto para todos - disse o senador.

Arns informou que o Movimento pela Vida Brasil Mostra sua Cara é composto por associações de pessoas portadoras de doenças crônicas de vários estados brasileiros, que precisam de medicamentos de alto custo.



10/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saúde confirma falta de medicamentos antirretrovirais

Ministério da Saúde envia 3 toneladas de medicamentos a Roraima

Ministério da Saúde reduz gastos com as compras de medicamentos

Anvisa lança manual para rotulagem dos medicamentos do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde premia boas ideias para incentivo ao uso racional de medicamentos

Papaléo pede a troca de medicamentos usados pelo Ministério da Saúde no combate à hipertensão