Ministério da Saúde premia boas ideias para incentivo ao uso racional de medicamentos
Profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes foram premiados pelo Ministério da Saúde, por apresentarem os melhores projetos técnicos e científicos voltados à promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM). Dos 163 trabalhos inscritos em seis categorias, 23 foram selecionados e receberam prêmios no valor total de R$ 55 mil. A iniciativa, que está na segunda edição, é coordenada pelo Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, com o objetivo de incentivar a produção de conhecimento sobre o tema.
Os trabalhos premiados, na quinta-feira (2), poderão contribuir com as políticas públicas de saúde na ampliação da oferta adequada de medicamentos à população. “Todos os projetos são de extrema importância, pois têm uma característica em comum: incentivar o uso racional de medicamentos, ou seja, a utilização correta desses produtos”, afirma o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento. “A nossa intenção é que os resultados destes trabalhos sejam aplicados nos serviços e nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando diretamente a população brasileira”, completa.
O uso racional de medicamentos pressupõe que os usuários busquem opções adequadas e com menor custo, quando possível, de tratamentos conforme as condições clínicas de cada indivíduo, que devem ser avaliadas pelo médico ou outro profissional de saúde habilitado.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos/Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e de instituições de ensino superior. Os projetos apresentados foram organizados em seis categorias: experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde, tese de doutorado, dissertação de mestrado, monografia de especialização e/ou residência, trabalho em nível de graduação e trabalho desenvolvido por entidades/instituições, meios de comunicação e no âmbito da cultura. O Ministério da Saúde também homenageou os autores dos trabalhos com 17 menções honrosas.
A premiação foi realizada em cerimônia no Auditório Emílio Ribas do ministério, em Brasília (DF). Participaram da solenidade representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – que teve dois trabalhos premiados – e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).
Fonte:
Ministério da Saúde
03/12/2010 15:13
Artigos Relacionados
Secretaria da Saúde vai premiar boas idéias dos servidores
Ministério da Saúde lança cartilha sobre uso racional dos remédios
Lobão diz que Executivo utiliza boas idéias de parlamentares sem dar créditos aos autores
Anvisa lança manual para rotulagem dos medicamentos do Ministério da Saúde
CGU premia boas práticas de controle e transparência
MTur premia boas práticas de destinos turísticos