CAS EXAMINA ADOÇÃO DE RENDA MÍNIMA PARA REGIÕES AFETADAS PELA SECA



ão marcada para estaquarta-feira (dia 13), às 9h, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai apreciar projetode lei do senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) que institui programa especial de rendamínima às famílias que moram em regiões afetadas pela seca. O relator, senador LuizPontes (PSDB-CE), apresentou substitutivo favorável à matéria, que, depois de aprovadoparecer da CAS, deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) emcaráter terminativo.

O projeto de Cunha Lima transforma o programa emergencial de frentes produtivas, criadopor lei federal, em programa especial de renda mínima, de caráter permanente. Segundo aproposta, as famílias beneficiadas deverão ter todos os filhos até 14 anosfreqüentando a escola, além de comprovar que todos os membros da família receberam asvacinas obrigatórias. Por fim, o projeto determina a participação dos beneficiários emprogramas de treinamento e qualificação profissional.

- As frentes de trabalho temporárias não são a forma mais adequada de ajudar nasolução do problema da seca. Com a proposta procura-se associar a renda mínima àsolução de males sociais que condenam as populações do Polígono das Secas a umcírculo vicioso de pobreza, doença, ignorância e desemprego – afirma Cunha Lima,que mantém o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) como fonte de recursos para o programa.

O projeto de lei da Câmara que estabelece normas para o uso médico das próteses desilicone também está na pauta da reunião da CAS e tem parecer favorável, comsubstitutivo, do senador Sebastião Rocha (PDT-AP). A proposta, do deputado Miro Teixeira(PDT-RJ) e da ex-deputada Cidinha Campos, determina que os pacientes submetidos acirurgias que envolvam implantes de silicone sejam informados dos riscos da operação.Depois de realizadas audiências públicas para instruir a matéria, o relator optou porexcluir a possibilidade de uso de silicone líquido em cirurgias, com exceção deoperações oftalmológicas, como a que corrige descolamento de retina.

Entre os nove itens de sua pauta, a CAS, que é presidida pelo senador Osmar Dias(PSDB-PR), deve apreciar ainda projeto de lei do senador Geraldo Althoff (PFL-SC) quegarante o pagamento do seguro-desemprego aos trabalhadores temporários. Essestrabalhadores são dispensados após a conclusão do plantio ou da colheita de safrasagrícolas. O relator, senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), recomenda a aprovação damatéria, em decisão terminativa.

Os senadores da CAS também devem se manifestar sobre projeto de lei do ex-senador LuizEstevão que possibilita aos jogadores de futebol a opção de exercer a profissão detreinador de futebol ao final de suas carreiras. A proposta tem relatório do senadorMaguito Vilela (PMDB-GO), que sugere a aprovação do projeto terminativamente.

A CAS realiza ainda turno suplementar para aprovação definitiva do substitutivo dosenador Pedro Simon (PMDB-RS) ao projeto de lei que estatui normas reguladoras do trabalhorural. Na votação anterior, a proposta, do senador Arlindo Porto (PTB-MG), recebeu votoscontrários dos senadores do Bloco de Oposição Heloísa Helena (PT-AL), Geraldo Cândido(PT-RJ), Tião Viana (PT-AC), Sebastião Rocha (PDT-AP) e Júlio Eduardo (PV-AC).

11/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regiões afetadas pela seca recebem milho para alimentação animal

MP que libera dinheiro para regiões afetadas pela seca pode ser votada na terça

CAS aprova renda mínima para trabalhadores afetados pela seca

Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas pela seca no Sul do país

CAE EXAMINA EMENDAS A PROJETO DE RENDA MÍNIMA

Medida provisória vai garantir R$ 700 milhões para regiões afetadas pelas chuvas