CAS fará audiência pública sobre correção de aposentadorias



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (8) a realização de uma audiência pública no próximo dia 29 de outubro, a partir das 10h, para discutir o projeto de lei que visa recompor o poder aquisitivo das aposentadorias e das pensões pagas pela Previdência Social aos seus segurados e, pela União, aos seus inativos e pensionistas. Essa proposta (PLS 58/03) é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

O requerimento da audiência foi apresentado pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), que solicitou a presença de representantes dos ministérios da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Previdência Social. Paim, por sua vez, pediu que também fossem convidados para o debate representantes de aposentados e pensionistas e de auditores fiscais e servidores da Previdência Social.

Ao defender a aprovação de seu projeto, Paim argumentou que as aposentadorias de valor acima de um salário mínimo vêm sendo corroídas anualmente, pois seu índice de correção é inferior ao concedido ao mínimo. Dessa forma, seu poder aquisitivo diminui porque o salário mínimo serve de indexador informal para muitos itens da economia.

Apesar de a audiência atrasar a tramitação da proposta, Paim concordou com a sua realização. Ele entrou em acordo com os integrantes da CAS para que a votação da matéria ocorra, impreterivelmente, no próximo dia 5 de novembro, logo após a audiência.

Mais duas audiências

A CAS também aprovou, nesta quarta-feira, dois outros requerimentos de audiência pública. O próprio Paulo Paim é autor de um deles, que visa ao debate do PLS 159/05, projeto de lei do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que regulamenta a profissão de físico. Devem ser convidados representantes da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

O outro requerimento, apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), solicita a inclusão de Maria Alice Toledo, professora da UnB, e de Antonio Geraldo da Silva, presidente da Associação de Psiquiatria de Brasília, entre os convidados para a audiência pública sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

As datas dessas duas audiências ainda serão marcadas pela CAS.



08/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE fará nova audiência pública sobre o pré-sal

CAE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE USO DO FAT EM PRIVATIZAÇÕES

CCJ FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE "FACTORING"

CE fará audiência pública sobre interiorização de educação

CRE fará audiência pública sobre espionagem do FBI no Brasil

CDH fará audiência pública sobre Estatuto do Idoso no dia 18