CDH fará audiência pública sobre Estatuto do Idoso no dia 18
O Estatuto do Idoso, que completou nove anos de vigência no início deste mês, será tema da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) promove na manhã desta quinta-feira (18). O estatuto – Lei 10.471, de 1º de outubro de 2003 – beneficia os idosos ao prever medidas como o atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS), a distribuição gratuita de remédios, o direito ao transporte coletivo gratuito e a punição em casos de discriminação, entre outros itens.
Autor do projeto de lei que deu origem ao estatuto, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou recentemente que o perfil demográfico da população brasileira vem se alterando com a queda das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida. Ao citar números do Censo de 2010, ele observou que os idosos compõem hoje cerca de 12% da população – percentagem que deve aumentar nos próximos anos.
– Temos de estar preparados para essa transição demográfica – ressaltou.
O Estatuto do Idoso também foi tema do último Especial Cidadania, publicado pelo Jornal do Senado no início do mês.
Outras audiências
Além da audiência pública na quinta-feira, a CDH realiza já nesta terça-feira (16) outra audiência, sobre as demissões ocorridas nas montadoras de veículos. A comissão também definiu que promoverá outras três audiências públicas, ainda sem data marcada, com os seguintes assuntos: a situação dos planos de saúde; os projetos sobre acessibilidade apresentados pelo Executivo; e a inclusão das pessoas com deficiência mental em escolas de empresas.
Todas as audiências foram solicitadas pelo próprio Paim, que é presidente da CDH.
15/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAE fará nova audiência pública sobre o pré-sal
CAE FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE USO DO FAT EM PRIVATIZAÇÕES
CCJ FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE "FACTORING"
CAS fará audiência pública sobre correção de aposentadorias
CE fará audiência pública sobre interiorização de educação
CRE fará audiência pública sobre espionagem do FBI no Brasil