CAS pode votar projeto que permite transplante de órgãos de doadores anencéfalos



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reúne-se nesta quarta-feira (5) para votar pauta com 16 itens, entre eles o substitutivo ao projeto de lei de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que visa a permitir transplante de órgãos de doadores anencéfalos. A proposta (PLS 405/05) recebeu parecer favorável do relator, senador Augusto Botelho (PDT-RR), e poderá receber decisão terminativa da comissão.

O projeto, explicou a autora em sua justificativa, altera a Lei 9.434/97 para incluir o diagnóstico de anencefalia entre as possibilidades de remoção de órgãos, tecidos ou partes do corpo humano para transplantes. A legislação em vigor, argumenta Serys, exige declaração de morte encefálica para retirada de órgãos destinados a transplante, o que é impossível quando não existe encéfalo.

- Devemos corrigir essa imperfeição da lei para que possamos levar esperança a tantos pais que vêem seus filhos à espera de um transplante, com o tempo se esgotando e a possibilidade de realização cada vez mais distante - ressaltou Serys.

Medicamentos

A CAS poderá votar ainda substitutivo apresentado pelo senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) a projeto que determina a distribuição gratuita de medicamentos essenciais ou de uso contínuo às pessoas carentes. A proposta (PLS 111/03) é de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e será analisada pela comissão em decisão terminativa.

Outro projeto que consta da pauta da CAS e poderá ser aprovado em decisão terminativa na mesma reunião é o PLS 334/03, que propõe a isenção parcial de contribuição previdenciária para as empresas que adotarem turno extraordinário de trabalho.

Pela proposta, de autoria do senador Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), as empresas que adotarem o turno extra estarão isentas, por três anos, do recolhimento das contribuições para a Seguridade Social relativas aos empregados contratados para trabalharem no novo turno. O benefício será concedido, de acordo com a proposta, a pedido da empresa interessada, com a comprovação do acréscimo de, pelo menos, 70% no número de empregados com a adição do novo turno.

A reunião da CAS está prevista para as 9h30, na sala 9 da Ala Alexandre Costa.



03/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que permite aborto de anencéfalos pode ser votado na próxima semana

Plenário pode votar projeto que permite venda de medicamentos em supermercados

CCJ pode votar projeto que permite ao internauta opinar sobre matérias em tramitação no Senado

Projeto torna todos os cidadãos doadores presumidos de órgãos

Osmar Dias apresenta projeto para melhorar a captação de órgãos para transplante

Senado pode votar PEC que dificulta criação de órgãos públicos