Osmar Dias apresenta projeto para melhorar a captação de órgãos para transplante



O senador Osmar dias (PDT-PR) apresentou em Plenário, nesta quarta-feira (27), projeto de lei com vistas a aperfeiçoar a Lei 9.434/97, aprovada pelo Congresso, que estabelece normas para a captação de órgãos com o objetivo de realizar transplantes em hospitais e salvar vidas. De acordo com o senador, as longas filas de espera para transplantes nos hospitais decorrem, além da falta de doadores, da necessidade de médicos e equipamentos especializados para recebimento dos órgãos disponíveis para doação.

O senador explicou que, tendo recebido correspondência da jovem Ana Carolina, bacharel em Direito, internada no Hospital das Clínicas em São Paulo, falando sobre a dificuldade de receber um coração para poder se manter viva, decidiu apresentar nesta quarta-feira (27) o novo projeto ao qual, simbolicamente, deu o nome da jovem, em sua homenagem.

A proposta do senador torna obrigatória para hospitais com mais de 80 leitos, que mantenham unidades de emergência ou unidades de terapia intensiva (UTI), a constituição de comissão de captação e doação de órgãos, composta por profissionais da instituição com a finalidade de identificar possíveis doadores. Pelo projeto de lei apresentado, a comissão deve sempre fazer contato com os familiares do possível doador com o objetivo de obter autorização para a doação. Os hospitais, por sua vez, devem manter comunicação permanente com as centrais de notificação, captação e distribuição de órgãos da unidade federada em que se localizam, de forma a dar mais eficiência ao sistema.

O parlamentar recordou em seu discurso que a lei em vigor foi modificada por medida provisória e que a doação de órgãos, atualmente, depende da autorização dos familiares. Ele ressaltou que a adoção da nova legislação, em 1997, trouxe grandes benefícios à sociedade. Daquele ano até 2006, conforme pesquisa do senador, houve um aumento no número de órgãos transplantados de 2.085 para 4.770, enquanto o número de tecidos utilizados para o mesmo fim subiu de 2.256 para 13.477.

- A lei teve influência positiva na doação de órgãos - disse o senador, que pediu o apoio dos pares para o novo projeto. Na sua opinião,a proposta pretende complementar a legislação existente naquilo em que ela é falha, ou seja, na logística de aproveitamento dos órgãos disponíveis para doação.

27/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Osmar Dias obriga hospitais a terem comissão para captação de órgãos

Hospitais terão de criar comissão de captação de órgãos, estabelece projeto de Osmar Dias

TV Senado apresenta especial sobre transplante de órgãos no Brasil

Osmar Dias defende escola de tempo integral e estágio supervisionado para melhorar índices sociais

CAS pode votar projeto que permite transplante de órgãos de doadores anencéfalos

SP terá especialistas em pesquisa de órgãos para transplante