CAS promove debate sobre obesidade no Brasil



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza, na terça-feira (12), a partir das 9h30, uma audiência pública sobre causas e conseqüências da obesidade no Brasil, em especial entre as crianças. No requerimento para a promoção do debate, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) cita dados do Ministério da Saúde segundo os quais, no Brasil, cerca de 8,8% dos homens e 12,7% das mulheres podem ser considerados obesos. Ao todo, 40% da população brasileira exibe algum excesso de peso, de acordo com o Ministério.

Kátia Abreu afirmou que o avanço da obesidade entre o público infantil e jovem é ainda mais preocupante. Uma pesquisa recém-divulgada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, em apenas 30 anos, o número de crianças e adolescentes acima do peso ideal no país subiu de 4% para 18% entre os meninos, e de 7,5% para 15,5% entre as meninas. Ao todo, a pesquisa classificou seis milhões de crianças e adolescentes como obesos.

Entre os convidados para a audiência pública, estão os professores Carlos Monteiro, da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e Edgar Rebouças, da Universidade Federal de Pernambuco; a coordenadora da Política de Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcelos; a coordenadora da Sociedade Internacional de Endocrinologia, Valéria Guimarães; o coordenador político da Associação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh), Ivônio Barros Nunes; e o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, Carlos Roberto Faccina.



06/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS debate avanço da obesidade no Brasil

Hospital das Clínicas promove curso sobre obesidade infantil

Mato Grosso promove debate sobre Brasil Agroecológico

Fórum Econômico Mundial promove debate sobre o Brasil

CAS realizará debates sobre regulamentação das profissões e avanço da obesidade no Brasil

Seminário debate obesidade infantil em Brasília