CAS debate avanço da obesidade no Brasil



O avanço da obesidade no Brasil, especialmente entre crianças, será tema de audiência pública a ser realizada nesta terça-feira (3), às 10h, pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, ligada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Os senadores Papaléo Paes (PSDB-AP), Kátia Abreu (DEM-TO), Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e Augusto Botelho (PT-RR) solicitaram o debate por se preocuparem com o aumento no número de brasileiros acima do peso, drama enfrentado, segundo estudo do Ministério da Saúde de 2006, por 40% da população.

Na justificação do requerimento, Kátia Abreu considerou ainda mais grave o avanço da obesidade entre crianças e adolescentes. Seu alerta foi ilustrado com o resultado de recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou, no prazo de 30 anos, o salto de 4% para 18% no número de meninos e rapazes acima do peso. Entre as meninas e moças, a elevação foi de 7,5% para 15,5% no período.

- A obesidade, já encarada em todo o mundo como epidemia, atinge seis milhões de jovens brasileiros - destacou a senadora.

De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e um dos expositores convidados, mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares influenciaram o ganho de peso entre o público infanto-juvenil. A constatação é feita no artigo "Obesidade na Infância e Adolescência - Uma Verdadeira Epidemia", divulgado no site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Nesse estudo, Fisberg apontou o aumento no consumo de alimentos ricos em açúcares e gordura e a redução na prática de exercícios físicos como fatores ambientais relacionados à obesidade. Outros agravantes seriam os aumentos nas porções de alimentos em restaurantes, bares e supermercados e a propaganda de alimentos maléficos à saúde pelos meios de comunicação, dirigida, principalmente, a crianças.

O debate sobre obesidade deverá contar ainda com a participação das professoras Olga Maria Silvério Amâncio, da Unifesp, e Maria Emília Daudt von der Heyde, do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), e do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slavieiro.

29/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS realizará debates sobre regulamentação das profissões e avanço da obesidade no Brasil

CAS promove debate sobre obesidade no Brasil

Seminário debate obesidade infantil em Brasília

Saúde: Curso promovido pelo HC debate aspectos da obesidade

Saúde: Curso promovido pelo HC debate aspectos da obesidade

Comissão de Assuntos Sociais debate políticas de combate à obesidade