CAS realizou trabalho produtivo, diz Tuma



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) examinou durante este ano 154 proposições, incluindo projetos e requerimentos, e realizou oito audiências públicas para instruir processos em tramitação no colegiado. "Foi um período intenso e bastante produtivo", avaliou o presidente da comissão, senador Romeu Tuma (PFL-SP), ao destacar a aprovação de várias matérias consideradas de grande importância para o país e a população, entre as quais a que criou o Estatuto da Cidade, que estabelece novas diretrizes para a política urbana.

Para o presidente da CAS, o Estatuto da Cidade, já sancionado pelo presidente da República, permitirá estabelecer diretrizes gerais da política urbana. Com isso, observou, as prefeituras municipais terão em mãos um instrumento eficaz, destinado a promover o desenvolvimento planejado das cidades, envolvendo equipamentos urbanos, comunitários, transporte e serviços públicos.

A CAS também aprovou projeto que estabelece penas mais rigorosas para os traficantes de drogas, que poderão ser condenados a até 15 anos de prisão. No mesmo texto, o projeto apresenta uma inovação: as pessoas viciadas em drogas passarão a receber penas alternativas e tratamento psicológico.

Outra matéria considerada polêmica aprovada pela CAS foi a que estabelece normas para o uso médico das próteses de silicone e proíbe o uso de silicone líquido no organismo humano. De acordo com o projeto, todas as próteses deverão atender normas técnicas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, a embalagem do produto deverá conter informações sobre os benefícios e os malefícios decorrentes de seu uso.

Durante este ano, a CAS aprovou ainda o projeto que instituiu o Fundo de Combate à Pobreza, destinado a ajudar as famílias mais pobres do país, principalmente as que residem no Norte e no Nordeste. A principal fonte de recursos do fundo virá da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Direito de a mãe adotiva receber a licença-maternidade e o salário-maternidade; concessão do auxílio-desemprego a extrativista; fornecimento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de transporte, alimentação e pousada aos pacientes cujo tratamento for realizado fora do local de seus respectivos municípios; regulamentação da profissão de treinador de goleiro de futebol e obrigatoriedade de os motoristas de ônibus e caminhões descansarem pelo menos uma hora ao longo das quatro horas de direção em rodovias foram outros projetos aprovados pela Comissão de Assuntos Sociais.

20/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA DESTACA TRABALHO DE KLEINÜBING NA CPI

Tuma cumprimenta ACM pelo trabalho na Presidência do Senado

TUMA CONTESTA CRÍTICAS AO CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO

PARECER DE TUMA É FAVORÁVEL A CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO

Tuma elogia trabalho de perícia no julgamento do casal Nardoni

Governo deve reforçar atuação no combate ao trabalho escravo, diz Romeu Tuma