CAS vai debater denúncias envolvendo a Geap



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública destinada a averiguar se houve ou não irregularidades e favorecimentos do governo à Fundação de Seguridade Social (Geap) na regulamentação dos planos de saúde dos servidores públicos, bem como se a entidade monopoliza os serviços de saúde prestados ao funcionalismo público federal e estadual. A data da audiência ainda será marcada.

A decisão foi tomada na reunião desta quarta-feira (10) após os integrantes da CAS aprovarem requerimentos dos senadores Tião Viana (PT-AC) e do líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM). Ambos os requerimentos foram baseados nas denúncias publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense.

Apesar de reconhecer que as denúncias devem ser apuradas, Tião Viana destacou os "relevantes serviços" prestados pela Geap ao longo dos anos, principalmente para os servidores de baixa e média rendas. E observou que no governo do presidente Lula a instituição resgatou grande parte de sua dívida, "o que demonstra uma rigorosa gestão".

Arthur Virgílio argumentou, no entanto, que a edição do decreto nº 4.978, de 4 de fevereiro de 2004, abriu espaço para que ministérios, empresas públicas e autarquias que tenham contrato com outras operadoras de planos de saúde, sejam obrigadas a aderir à Geap. No entender do senador, é necessário esclarecer os termos dessa negociação.

Deverão ser convidados para participar da audiência pública a diretora-executiva da Geap, Regina Parizi Carvalho; o presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), Fausto Pereira dos Santos; a assessora jurídica da Casa Civil da Presidência da República, Denise Abreu; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), João Elísio Ferraz de Campos; o presidente da Unimed, Celso Corrêa de Barros, e o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida.

Na mesma reunião, o colegiado aprovou a criação da Subcomissão Permanente do Meio Ambiente, que funcionará no âmbito da própria CAS. Para o autor da proposta, senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), a criação da subcomissão é plenamente justificada, uma vez que a questão do meio ambiente é, atualmente, um ponto central na gestão pública.

10/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Saúde poderá debater na CAS transplante de órgãos e denúncias envolvendo o Inca

CAS investiga denúncias sobre favorecimento ao Geap na regulamentação de planos de saúde

CFC investiga denúncias envolvendo BNB

CAE APURA DENÚNCIAS ENVOLVENDO EMPRESA SERASA

CAE APURA DENÚNCIAS ENVOLVENDO EMPRESA SERASA

CAS OUVE EX-DIRETOR DO INDESP SOBRE DENÚNCIAS ENVOLVENDO BINGOS