CAE APURA DENÚNCIAS ENVOLVENDO EMPRESA SERASA



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza, na manhã desta quarta-feira (dia 6), audiência pública para esclarecer denúncias de que a empresa Serasa - que cadastra devedores de bancos privados - estaria abusando na inscrição de pessoas físicas e jurídicas em listas de inadimplentes. O presidente da empresa, Elcio Aníbal de Lucca, é um dos depoentes na comissão.

A denúncia foi tornada pública em reportagem exibida pela Rede Bandeirantes de Televisão e o requerimento para a audiência foi apresentado pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO). Por duas vezes, o parlamentar alertou em Plenário sobre a fragilidade de controle da Serasa. Segundo ele, após os pronunciamentos, foram enviados a seu gabinete mais de duas centenas de mensagens sobre o tema, denunciando inscrições irregulares.

Também atendendo a requerimento apresentado pelo representante do Tocantins no Senado, estarão presentes à audiência pública os advogados paranaenses Edson Galdino Vilela de Souza e Edilson Galdino Vilela de Souza, que denunciaram a manipulação de cadastros pessoais envolvendo a empresa. No requerimento, Eduardo Siqueira Campos lembrou que até os dados do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, foram exibidos na reportagem da emissora de televisão, comprovando a fragilidade do sistema.

A CAE deverá ouvir também, sobre o mesmo assunto, os diretores de Fiscalização e Normas e de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Tereza Grossi e Sérgio da Silva Alves. O requerimento para a vinda dos diretores do Banco Central foi apresentado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS).

05/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APURA DENÚNCIAS ENVOLVENDO EMPRESA SERASA

CGU apura nova denúncia envolvendo o Dnit

CGU apura denúncias feitas por programa de TV

PF apura denúncias de irregularidades em contratos de hospitais públicos

CFC investiga denúncias envolvendo BNB

CAS vai debater denúncias envolvendo a Geap