CAS vai discutir uso da denominação Cruz Vermelha por entidades que terceirizam serviços de saúde



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para averiguar a utilização da denominação Cruz Vermelha por entidades que administram hospitais no país. Requerimento com essa finalidade, do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado nesta quarta-feira (17).

Cícero Lucena resolveu pedir a reunião em razão de denúncias da imprensa de que a Cruz Vermelha administra o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (PB), bem como instituições de saúde em outros estados, como o Maranhão e o Distrito Federal.

- Estamos tendo, em todo o país, a tendência da terceirização dos serviços de saúde. Não acho justo uma instituição internacional como a Cruz Vermelha ter seu nome utilizado por outras entidades. Por que usam o nome, manipulando o nome da Cruz Vermelha? - questionou.

Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu que sejam convidados para o debate o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente da Cruz Vermelha Nacional, Walmir Moreira Serra; e os secretários de Saúde do Distrito Federal, do Maranhão e da Paraíba.

Anvisa

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Brás Aparecido Barbano, será convidado pela CAS a apresentar aos senadores o relatório das atividades da agência em 2010. A iniciativa foi do senador Humberto Costa (PT-PE), que sugeriu que Dirceu Barbano esclareça outros temas relativos à agência, como a demora no trâmite de processos.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) sugeriu ainda que o diretor fale sobre o quadro de servidores da Anvisa. Segundo o senador, funcionários da entidade, em audiência pública que discutiu o registro de agrotóxicos na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), informaram que a agência está com menos de 50 servidores, o que pode justificar a demora no andamento dos processos.

A CAS também aprovou requerimento do senador Paulo Davim (PV-RN) para realização de audiência pública para discutir a saúde suplementar. A data e o nome dos convidados ainda serão definidos.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



17/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores estranham envolvimento de Cruz Vermelha em denúncias e criticam 'terceirização' da saúde

Presidente da Cruz Vermelha visita Sarney

Encerrada homenagem à Cruz Vermelha Brasileira

BENEDITA LEMBRA DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA

Cruz Vermelha nega terceirização em hospital da Paraíba

Começa debate sobre terceirizações da Cruz Vermelha