CAS vai participar de debate em São Paulo sobre cuidadores de idoso



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai participar, em São Paulo, de debate sobre a regulamentação da profissão de cuidador de idoso, conforme requerimento aprovado nesta quarta-feira (23). A iniciativa é da senadora Marta Suplicy (PT-SP), relatora do projeto de lei que visa regular a atividade. O evento acontecerá em 1º de junho, no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Marta Suplicy explicou que especialistas da PUC e da Universidade de São Paulo (USP) pediram a discussão do assunto. A senadora disse que, além dessas instituições, o curso de cuidador de idoso é oferecido em outras quatro universidades paulistas. Também informou a criação da primeira associação de cuidadores de idosos do estado de São Paulo e disse que os especialistas querem contribuir com sugestões ao Projeto de Lei (PLS 284/11), do senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

O senador Paulo Davim (PV-RN), que é médico, entende que a profissão deve ser regulamentada. Ele ressaltou que a atividade de cuidador de idoso e de doentes crônicos gera grande desgaste psicológico e físico ao profissional.

- Só conhece o grau de complexidade exercido pelo cuidador quem tem a oportunidade de cuidar de idoso ou doente crônico, observou Davim.

De acordo com o PLS 284/11, cuidador de idoso é o profissional que, no âmbito domiciliar ou de instituição de longa permanência para idosos, desempenha funções de acompanhamento, como a prestação de apoio emocional e na convivência social do idoso; o auxílio e o acompanhamento na realização de rotinas de higiene pessoal e ambiental e de nutrição; os cuidados de saúde preventivos, a administração de medicamentos de rotina e outros procedimentos de saúde; e o auxílio e o acompanhamento no deslocamento do idoso.

Ainda segundo a proposta, poderá exercer a profissão de cuidador de idoso pessoa maior de 18 anos, que tenha concluído o ensino fundamental e o curso de cuidador de pessoa de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O projeto tramita na CAS em decisão terminativa.



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembléia foi convidada a participar de debate sobre a mulher

Veja como participar do debate sobre as obras da Copa

População poderá participar de debate sobre endividamento rural

Sociedade pode participar de debate online sobre formulação de políticas

Cidadãos podem participar de debate sobre obras da Copa do Mundo

Cidadãos podem participar de debate sobre Mercosul na Comissão de Agricultura