CAS vota possibilidade de trabalhador escolher agência para depósito do seu salário



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar nesta quarta-feira (5), a partir das 11h, dois projetos de lei que dão direito ao empregado, servidores públicos, aposentados e pensionistas de escolher o banco e a respectiva agência em que serão depositados os seus salários e proventos, bem como as demais parcelas remuneratórias, a exemplo do 13º salário.

Os projetos (PLSs 176 e 340, ambos de 2004), que serão votados pela CAS em decisão terminativa, são de autoria dos senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Aloizio Mercadante (PT-SP). O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), anuncia que vai optar pela aprovação do projeto de Mercadante, na forma de substitutivo.

No entender do relator, os projetos têm por meta - além de facilitar a vida dos correntistas, que poderão escolher uma agência perto de casa - abrir caminho para que as instituições financeiras reduzam as tarifas bancárias. Na visão de Inácio Arruda, a liberdade de o assalariado escolher o banco em que será depositado o seu salário trará maior concorrência entre os bancos, puxando as tarifas e demais taxas para baixo.

Na mesma reunião, a CAS deve votar, também em decisão terminativa, projeto do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que proíbe as empresas, ou qualquer outro ramo que utilize os serviços de motoboys, deoferecer prêmios e benefícios para que esses profissionais façam as suas entregas com maior rapidez (PLS 98/07).

Para Crivella, o aumento da velocidade das motos durante a entrega de encomendas, na maioria das vezes para atender ordens do patrão, vem ocasionando o aumento de acidentes e tornando o trabalho dos motoboys perigoso.



03/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS vota projeto que permite a trabalhador escolher banco para receber salário

Trabalhador poderá escolher banco da conta-salário

TRABALHADOR PODERÁ ESCOLHER BANCO ONDE RECEBERÁ SALÁRIO

Trabalhador pode ter direito de escolher em qual banco receberá salário

Projeto na pauta da CAS permite a trabalhador escolher o banco onde receberá salário

CAS vota projeto que permite a empregados escolher banco para recebimento de salário