CAS vota três projetos relacionados à saúde
Na justificação da proposta, Juvêncio da Fonseca argumenta que, embora os testes genéticos para a detecção prévia de doenças constituam-se um avanço tecnológico, eles não devem tornar-se instrumento de diminuição de custos para entidades de seguros e assistência à saúde em detrimento de valores éticos.
Outro projeto a ser examinado pela CAS é o que obriga a venda de medicamentos em comprimidos, cápsulas e ampolas injetáveis na exata quantidade necessária para atender à prescrição médica. Na justificação da proposta, o autor, o então senador Ernandes Amorim, lembrou que os remédios, por suas características, quando comprados em quantidade maior do que a necessária são desperdiçados. O projeto, sustentou, proporciona economia substancial principalmente a famílias com pessoas idosas. O relator, senador Tião Viana (PT-AC), é pela aprovação da matéria, nos termos de um substitutivo.
Será examinado ainda projeto de autoria do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que propõe alterações na lei que trata dos medicamentos genéricos. Pela proposta, para o registro de medicamento similar são exigidos os mesmos critérios e condições exigidos para o registro de medicamentos genéricos. O parecer, do senador Luiz Pontes (PSDB-CE), é favorável.
17/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ VOTA TRÊS PROJETOS DA REFORMA POLÍTICA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (DIA 20)
CAS debate produtos transgênicos com especialistas e vota projetos em três reuniões na semana
CMO vota destaques relacionados a obras irregulares
CAS vota projetos na área de saúde
CAS vota projetos na área de saúde
CAS vota projetos na área de proteção à saúde